Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colheita florestal sustentável: live apresenta projeto pioneiro

Colheita florestal sustentável: live apresenta projeto pioneiro

ArcelorMittal Bioflorestas apresenta caso de sucesso resultante de projeto desenvolvido no Polo de Inovação do IFMG. Juntamente à Aiko, a empresa realizará live para falar sobre pioneirismo e inovação aberta transformando o processo de colheita florestal.
publicado: 08/11/2021 09h35, última modificação: 13/03/2024 09h32

No dia 10 de novembro, às 19h, acontecerá no YouTube da ArcelorMittal Aços Longos o evento sobre o case de sucesso da ArcelorMittal BioFlorestas. O caso apresentado aborda um projeto desenvolvido pela Aiko Logic em parceria com o Polo de Inovação do IFMG.

Em um bate-papo, os participantes irão revelar como a inovação aberta levou tecnologia para a empresa e como a parceria com a Aiko transformou o processo de colheita da ArcelorMittal BioFlorestas. Alunos do IFMG são convidados a conhecer a iniciativa - a live é aberta à comunidade em geral.

O quê: Evento sobre o case de sucesso da ArcelorMittal BioFlorestas
Data: 10 de novembro
Onde: YouTube da ArcelorMittal Aços Longos
Inscrições: clique aqui

Inovação

Imagem polo de inovação.jpegO "escalonador inteligente para veículos e ativos móveis" foi desenvolvido pelo Polo de Inovação IFMG, via modelo de negócio EMBRAPII, para atender à demanda da empresa Aiko Logic, em busca de otimizar o processo produtivo em Mineradoras. É um protótipo de sistema inteligente para a tomada de decisão para alocar veículos e equipamentos conforme a demanda do ambiente produtivo. "Mesmo sendo desenvolvido com o objetivo de atuar no processo de escalonamento em Mineradoras, já se imaginava que tal sistema pudesse ser evoluído pela empresa e aplicado a diferentes segmentos, sendo hoje também utilizado em processos de reflorestamento", conta o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I ) do Polo, Gustavo Lobato.  O desenvolvimento do projeto aconteceu em 15 meses, destacando presença de aluno do IFMG que ao final foi contratado pela empresa. "Importante pontuar que todo projeto do Polo de Inovação IFMG deve obrigatoriamente contar com a participação de alunos do IFMG, sendo esta uma das premissas do credenciamento EMBRAPII", lembra Gustavo.

Saiba mais sobre a atuação do Polo de Inovação do IFMG.

Sobre a ArcelorMittal BioFlorestas: A ArcelorMittal BioFlorestas, empresa do Grupo ArcelorMittal, produz carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto e é referência na adoção de modelos de gestão sustentável, focados na responsabilidade socioambiental.

Sobre a Aiko: Focada em criar soluções inovadoras com tecnologia de ponta, a Aiko atua levando a eficiência e sustentabilidade para a gestão de ativos móveis e é líder no segmento de controle de frota florestal.

registrado em: