Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medalhistas: estudantes do Campus Ouro Preto são premiados na OBA e na MOBFOG

Medalhistas: estudantes do Campus Ouro Preto são premiados na OBA e na MOBFOG

publicado: 05/05/2022 10h12, última modificação: 12/03/2024 08h28

Celebração! Victor Gonçalves de Paula Neves, Vitor Matheus do Nascimento Moreira e Fernanda Júnia de Deus, alunos de cursos técnicos integrados, participaram de premiação realizada no Campus Ouro Preto, na última quarta-feira (20), referente às edições de 2020 e 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Nem mesmo o período de aulas remotas ocorrido nos dois últimos anos desestimularam os estudantes a testarem seus conhecimentos. Segundo o professor de Física Gustavo Arrighi Ferrari, a iniciativa partiu dos próprios alunos, que o procuraram manifestando interesse em se inscrever nos eventos. As provas, bem como a execução das atividades propostas pela Mostra de Foguetes, ocorreram virtualmente.

Veteranos e estreante celebram resultados

Victor Gonçalves de Paula Neves, veterano em olimpíadas do conhecimento, garantiu medalhas de ouro nas edições de 2020 e 2021 da OBA e de bronze na MOBFOG do ano passado.

Os bons resultados obtidos permitiram que o estudante avançasse nas seletivas para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. Ele explica que atualmente integra um grupo de 40 estudantes, dentre os quais 15 serão selecionados para competir pelo país.

Vitor Matheus do Nascimento Moreira também já acumula experiência em competições em diversas áreas. Em 2020, conquistou medalha de bronze na OBA e, em 2021, garantiu medalha de ouro.

Ele conta que o gosto pelo aprendizado é o que o motiva a participar de forma recorrente das provas. “Sinto-me bem aprendendo, é uma forma de testar meu conhecimento e me desafiar”, ressalta.

Fernanda Júnia de Deus, por sua vez, comemora sua estreia em olimpíadas do conhecimento com uma medalha de prata. “Comecei a me interessar a partir de palestras sobre astronomia promovidas pelo IFMG. Inicialmente não tinha intenção de fazer a prova, mas depois que acompanhei as palestras, tomei gosto pela coisa. Quando vi que era possível fazer a prova, montei meu plano de estudos”, diz a estudante, que pretende continuar participando de novas edições.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, sendo destinada a estudantes de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio.

Já na MOBFOG, os participantes devem construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. A Mostra é aberta à participação de escolas públicas e privadas.

(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)