Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Meninas na ciência

Meninas na ciência

Projeto do Campus Sabará vai incentivar o estudo das ciências exatas a alunas dos ensinos médio e fundamental da cidade
publicado: 12/04/2019 12h00, última modificação: 19/03/2024 14h29
Exibir carrossel de imagens Reunião na UFMG com representantes dos  8 projetos de MG aprovados no edital "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" do CNPq

Reunião na UFMG com representantes dos 8 projetos de MG aprovados no edital "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" do CNPq

A chamada n°31/2018 do CNPq - “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”- foi um processo concorrido. Recebeu mais de 700 propostas enviadas de todo o Brasil e aprovou apenas 78. Desse total, oito proposições vieram de Minas Gerais, sendo uma delas do IFMG: o Programa Sabará for Women (PS4W), do Campus Sabará.

Como o próprio nome diz, a proposta atenderá apenas mulheres. São 150 alunas de 15 escolas municipais e estaduais da cidade - algumas com atividades realizadas no campus, outras, na próprias escolas.  O objetivo é incentivar meninas do ensino fundamental e médio de escolas públicas ao estudo das ciências exatas.  “Elas terão acesso à tecnologias como impressora 3D e robótica, por meio de kits lego e microcontroladores, além de linguagens de programação como Scratch e Python”, explica o professor Carlos Alexandre Silva coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da unidade.

Os trabalhos começaram em fevereiro, com o planejamento e organização da equipe do projeto, que iniciou as aulas no mês seguinte.  Dividido em quatro módulos (Logo, Scracth, Robótica e Python), o curso  tem conclusão prevista para dezembro deste ano. As aulas das sete turmas acontecem no Campus, uma vez por semana, com aproximadamente duas horas de duração.

Programa Sabará

O PS4W é, na verdade, um desdobramento de algo maior: o Programa Sabará, projeto de Extensão criado em 2016, que atua em cinco escolas do município (além daquelas atendidas pelo Sabará for Women).

A iniciativa tem como meta o ensino de computação e disseminação do pensamento computacional a alunos ensino básico da cidade de forma gratuita. Os conteúdos abordados envolvem programação e robótica.

Saiba mais sobre o programa