Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG realiza primeira banca

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG realiza primeira banca

A mestranda Mariane Cunha defendeu dissertação sobre inclusão de alunos surdos no IFMG. A pesquisadora foi a primeira aprovada no programa.
publicado: 17/02/2020 16h05, última modificação: 18/03/2024 08h52

A primeira banca para defesa de dissertação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi realizada em 6 de fevereiro, na  Reitoria do IFMG. A mestranda Mariane Cunha defendeu tese voltada à acessibilidade de informações institucionais a alunos surdos no Campus Congonhas. Após avaliação, o projeto foi aprovado e a aluna, que também é servidora do Campus, foi a primeira do ProfEPT a receber o título de "mestra".

Dentre os pontos mais elogiados do trabalho, esteve a profundidade alcançada pelo projeto que contou com entrevistas, registros fotográficos e análises documentais. Para Mariane, um dos pontos fundamentais na aprovação foi a proximidade e o gosto pelo tema pesquisado. "Pesquisar sobre a inclusão de alunos surdos me enche de orgulho e satisfação", contou.

Após todo o processo de pesquisa, a mestra avaliou a oportunidade como uma junção de entusiasmo e responsabilidade. "Fiquei muito feliz por ser a primeira mestranda do programa ProfEPT, do IFMG, a defender a dissertação e por ser também servidora desta instituição. Justamente por isso, senti também uma responsabilidade muito grande".

A banca da defesa foi composta pelos professores Gustavo Pessoa e Raquel Franco, do IFMG, e Maria Jacy Velloso, da Unimontes.

Acesse: IFMG oferta 24 vagas para o Mestrado Profissional

O que é o ProfEPT?

É um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação.

Neste ano, o programa está ofertando 913 vagas distribuídas em todo o Brasil. O objetivo do curso é proporcionar formação para os profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e também para os demais profissionais que atuam e/ou pesquisam a Educação Profissional e Tecnológica. O ProfEPT visa tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

Podem participar do Exame Nacional de Acesso (ENA) os portadores de diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido ou revalidado por órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC).

O resultado final será divulgado dia 24 de junho. Dúvidas: profept.ifmg@ifmg.edu.br