Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental: últimos dias
conteúdo

Notícias

Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental: últimos dias

Curso ofertado gratuitamente pelo IFMG em Bambuí disponibiliza 16 vagas para três linhas de pesquisa: Ecologia Aplicada; Planejamento e Gestão Ambiental; e Tecnologia Ambiental. Inscrições até dia 14/2
publicado: 09/02/2022 16h39, última modificação: 12/03/2024 09h31

O Campus Bambuí recebe inscrições, até 14 de fevereiro, para Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental. O curso, gratuito, visa a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável, capazes de contribuir para atender de maneira ambientalmente adequada às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

São disponibilizadas 16 vagas, em três linhas de pesquisa: Ecologia Aplicada; Planejamento e Gestão Ambiental; e Tecnologia Ambiental. Podem concorrer profissionais com formação superior em qualquer área. As disciplinas são ofertadas na forma presencial, com aulas realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados, no Campus Bambuí.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Edital 34/2021 no site do Campus, preencher o formulário disponível, anexar os documentos requisitados e enviar por e-mail, conforme instruções. A taxa de inscrição é de R$ 150. O processo seletivo inclui avaliação do projeto de pesquisa apresentado pelo candidato, arguição e análise curricular. Também serão disponibilizadas quatro vagas para as ações afirmativas, abrangendo todos os núcleos temáticos.

Pesquisa aliada à prática

O mestrado profissional possui o diferencial de permitir uma transferência mais rápida do conhecimento científico para a sociedade, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Desde 2015, o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental já formou 91 profissionais com perfil multidisciplinar. Os trabalhos de conclusão de curso possuem a característica de aliar a pesquisa à prática profissional, resultando em produtos de referência, aplicáveis às realidades estudadas pelos mestrandos, seja no setor privado ou público.

Entre os trabalhos produzidos pelos mestres formados no curso existem exemplos como o "Calendário apícola", que permite ao apicultor conhecer melhor algumas espécies de plantas, com o intuito de preservá-las e garantir ambientes para a reprodução das abelhas, em um planejamento do fluxo de néctar/pólen ao longo do ano. Na mesma linha, há uma cartilha informativa sobre "Como montar um Sistema Agroflorestal de alta diversidade". Outro estudo sugere um "Sistema de produção viável para pequenas propriedades familiares". Logística reversa de medicamentos e orientações para gestão sustentável de esgotamento sanitário também são temas abordados. Esses e outros trabalhos práticos podem ser conhecidos na página do programa (clique aqui).