Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro participa de formatura da primeira turma de curso de energia renovável

Ministro participa de formatura da primeira turma de curso de energia renovável

publicado: 27/11/2018 15h40, última modificação: 20/03/2024 08h48

A primeira turma do curso de eletricista de sistemas de energia renovável, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves, se formou na noite desta quinta-feira, 22, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares.

“O Brasil tem um potencial gigantesco, mas ainda estamos engatinhando nesse tema”, destacou o ministro. “Vamos elevar o país a outro patamar, tirar Minas Gerais dessa crise, com inovações. E o IFMG, hoje, aqui formando 43 pessoas que estão olhando agora para um mercado de energia limpa, especialmente, com a modelagem fotovoltaica, é fundamental. Estou muito feliz em poder presenciar a formatura desses alunos. É o caminho para Ribeirão das Neves e para Minas Gerais terem educação técnica, educação profissional e qualificação, para poder transformar e dar um salto de qualidade na vida desses jovens e adultos”.

Rossieli Soares aproveitou a oportunidade para ressaltar o empenho em acompanhar de perto a conquista desses alunos e o trabalho feito pelos institutos federais. “Para nós é importante estar próximo dos institutos federais e aprender, sentir o que dá mais certo e o que não dá. Precisamos ter instituições como o IFMG, exatamente em lugares como este, Ribeirão das Neves, próximo de comunidades de regiões que realmente precisam de desenvolvimento. Precisamos de inovação. Não vamos reinventar o Brasil fazendo exatamente as mesmas coisas que fazemos hoje”.

O reitor do IFMG, Kleber Gonçalves Glória, também frisou a importância da formação dos novos profissionais da área de sistemas de energia renovável. “Esses formandos iniciam hoje uma nova etapa em suas vidas”, declarou. ”É por eles que o IFMG se preocupa em realizar esse trabalho de excelência. É um curso inovador, pois assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preços acessíveis de energia para todos é fundamental. Assim, nós buscamos a formulação dessa iniciativa e de pensar alternativas boas de energia renovável”.

Aliança estratégica – O curso de eletricista de sistemas de energia renovável do campus Ribeirão das Neves faz parte do Programa Aliança Estratégica, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. O projeto visa à qualificação de jovens, profissionais interessados em reabilitação profissional e beneficiários de programas governamentais que envolvem transferência de renda

“Foram meses de dedicação, estudo, empenho, lutas até conseguirmos conquistar o conhecimento que buscávamos”, enalteceu, em discurso, o aluno Fabrício de Souza Barbosa, representando os alunos do instituto. “Ninguém consegue vencer sem ajuda, e o melhor de cada vitória é podermos dividi-las com quem é importante para nós. Por isso gostaria de dedicar uma palavra de homenagem e reconhecimento a todos que acreditaram em nós: nossos professores, nossas famílias e o Pronatec, representando o governo federal, pois, sem esse apoio e incentivo, nós não teríamos chegado até aqui”.

Pronatec – Criado em 2011, o Pronatec tem a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Por Assessoria de Comunicação do MEC