Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de solidariedade à professora Elisabete e contra a violência escolar

Nota de solidariedade à professora Elisabete e contra a violência escolar

IFMG vai constituir grupo para organizar propostas de ações que ampliem a proteção às escolas. A instituição também se compromete a levar essa discussão ao pleno do Conif.
publicado: 28/03/2023 15h51, última modificação: 08/03/2024 09h55

Nesta segunda-feira, 27 de março, o Brasil perdeu a professora Elisabete Tenreiro. E teve professores e estudantes atacados e feridos, fato que aconteceu dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo.

O estarrecimento e tristeza nos paralisam em um primeiro momento, mas hoje precisamos refletir e agir. Primeiro, reverenciar a memória da professora Elisabete, externar nossos sentimentos de solidariedade com a família e estender nossos pensamentos para todas e todos professores que têm sofrido violências cotidianamente no exercício de sua profissão.

É urgente perguntar: por que nossas escolas têm se tornado alvo de tanta violência? Qual a razão de tanto ódio e ataques contra uma instituição e contra profissionais que são um esteio das sociedades democráticas?

Ao longo dos anos temos assistido inúmeros ataques e violências contra escolas, estudantes, professoras, professores e demais trabalhadoras e trabalhadores da educação. No entanto, não temos visto ações que visem tornar esses ambientes e o exercício profissional que se desenvolve ali seguros. É urgente que nos mobilizemos para exigir que haja ações enfáticas e eficazes para romper esse ciclo de ameaças e violências e proteger as escolas e as pessoas que exercem suas profissões nesses espaços, bem como as pessoas que buscam neles um ambiente saudável para estudar e se desenvolver.

As violências têm crescido em toda a sociedade. Mas é notável como as escolas têm se tornado alvos preferenciais do ódio e das disputas em torno do marco civilizatório e dos ataques à democracia em nosso país. Precisamos nos unir e construir uma cultura de paz e convivência saudável, com liberdade e respeito. Vamos, no IFMG, constituir um grupo para organizar propostas de ações que ampliem a proteção a nossas escolas, estudantes e profissionais da educação. O IFMG se compromete ainda a levar essa pauta ao pleno do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e exigir que haja atuação junto às bases parlamentares buscando ações para coibir a violência escolar.

Seguimos unidos e comprometidos com a educação e a paz em nossas escolas.

Carlos Bento - pró-reitor de Ensino

Kléber Gonçalves Glória - reitor