Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do IFMG sobre o Programa Future-se
conteúdo

Notícias

Nota do IFMG sobre o Programa Future-se

publicado: 19/07/2019 15h20, última modificação: 19/03/2024 10h13

Conforme notícia publicada no portal do IFMG no dia 17 de julho, a Instituição participou, esta semana, de apresentações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília, a respeito do programa Future-se. A iniciativa propõe novas formas de financiamento e gestão de recursos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Entre as medidas estão a criação de fundos de investimento e a gestão via Organizações Sociais (OS), com incentivo à captação de recursos próprios, inclusive, junto à iniciativa privada.

O IFMG esclarece que está focando esforços no melhor entendimento e análise da proposta, uma vez que tanto a apresentação realizada pelo MEC quanto a descrição do projeto se mostram excessivamente sucintos e apontam para outros regulamentos que não foram disponibilizados. As ideias são ainda incipientes e inviabilizam o entendimento dos contornos reais que o programa irá trazer.

A instituição entende que o prazo e o formato escolhidos para a consulta pública – disponível no site do MEC até 7 de agosto – são incompatíveis com a abrangência dos desdobramentos do tema. Reiterando seu compromisso com a oferta de ensino gratuito e de qualidade, o IFMG segue junto ao Conif e demais envolvidos no debate aprofundado para, então, a partir de informações consistentes, discutir com sua comunidade acadêmica a proposta.

LEIA MAIS:
Conif convoca reunião extraordinária para discutir sobre o Future-se
MEC propõe programa para autonomia financeira de instituições de ensino superior