Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do reitor sobre o cancelamento das eleições do Conselho Superior
conteúdo

Notícias

Nota do reitor sobre o cancelamento das eleições do Conselho Superior

publicado: 06/03/2021 15h05, última modificação: 14/03/2024 11h28

O reitor, Kléber Gonçalves Glória, dirige-se a toda comunidade acadêmica para lamentar o cancelamento do Processo Eleitoral para escolha dos representantes discente, docente e técnico-administrativos do Conselho Superior do IFMG. Conforme nota divulgada ontem, alinha-se ao entendimento de que os fatos ocorridos, sendo alguns comprovados antes e durante a reunião do Consup, no dia 04 de março, representam grave afronta à isonomia e igualdade de participação da comunidade e, portanto, considerava, assim como a ampla maioria dos conselheiros, inevitável a sua anulação.

Esclarece a todos que o mandato dos conselheiros que venceria na data de hoje (06 de março) será prorrogado e permanecerá vigente até que se concretizem novas eleições e o novo conselho tome posse.

Prezando por uma relação de transparência com o corpo técnico, de docentes e de discentes do IFMG, reforça que já foi encaminhada à Corregedoria Geral uma solicitação de abertura de processo de sindicância para apuração dos fatos ocorridos e, após a sua conclusão, adotará as medidas administrativas que o caso requer.

Ciente dos transtornos causados, o reitor se solidariza com todos os candidatos que participaram do processo eleitoral e que se dedicaram em apresentar sua candidatura à comunidade. Aproveita para direcionar um apelo a esses candidatos e toda nossa comunidade que se apontem e participem ativamente do novo processo eleitoral.

O reitor reafirma a  sua confiança na Comissão Eleitoral que conduziu o processo com lisura e transparência, agradecendo o empenho e esforço contínuo de seus membros para contornar os eventos.

Por fim, reconhece a importância da participação equânime de todos os segmentos, sendo essa imprescindível para a construção de uma gestão participativa, transparente, célere e eficiente.