Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo no IFMG, curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural já está com inscrições abertas

publicado: 29/06/2018 17h55, última modificação: 21/03/2024 08h23

O programa de pós-graduação do Campus Ouro Preto agora oferta um novo curso: Especialização em Gestão e Conservação de Patrimônio Cultural. A partir do segundo semestre deste ano, interessados poderão se inscrever para uma das 30 vagas do curso nível Lato sensu, gratuito e com duração de um ano e meio. O edital para o ingresso no segundo semestre de 2018 já está disponível, e as inscrições vão até o dia 19/07. O início das aulas, presenciais às sextas e sábados, está previsto para outubro. A seleção é gratuita e envolverá análise de currículo e entrevista.

Segundo a professora Maria Cristina Simão, coordenadora do curso, a ideia de ampliar a abrangência da formação profissional para a conservação e restauro de bens móveis já vinha sendo amadurecida há algum tempo. Os cursos de graduação e tecnologia (como o de Conservação e Restauro já ofertado no campus) tratam o tema sob um viés disciplinar restrito, que não aborda a convergência de diferentes áreas do conhecimento no exercício da profissão – e acabam não atendendo a todas as demandas. Os cursos de pós-graduação já existentes, por sua vez, se voltam para uma tendência de análise teórica e pouco operativa. Nesse cenário, surge a Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, que também contará com o apoio de professores da UFOP, PUC-Minas e UEMG.

O curso possibilitará duas áreas de formação, direcionadas a profissionais envolvidos com a preservação do patrimônio cultural: arquitetos, engenheiros, tecnólogos em Conservação de Restauro, historiadores, geógrafos, sociólogos, turismólogos, bacharéis em direito, antropólogos, filósofos e áreas afins. “A implantação de uma pós-graduação na área, além de possibilitar aos egressos do curso de tecnologia no campus a continuidade dos estudos, propiciará a troca de experiência entre os alunos, com a abertura de novas linhas de pesquisa e intercâmbio de conhecimentos”, afirma a professora Maria Cristina. “Além disso, contribuirá para a verticalização do ensino, uma das premissas dos IFs, incrementando e consolidando essa importante área de conhecimento – principalmente em Minas Gerais e em Ouro Preto.”

Relevância regional

O curso, como tantos outros no IFMG, apresenta uma relação íntima com as demandas e necessidades do município. A carga identitária de Ouro Preto lhe atribui o papel de indicar caminhos e políticas para a preservação do patrimônio cultural mineiro – incluindo a formação e capacitação profissional para a lida com esses bens. “A relação do curso com Ouro Preto e sua liderança na área patrimonial é necessária, e trata de garantir aporte técnico e conceitual para preservar nosso rico patrimônio, cuja parte se encontra em processo de degradação, causado pela ação natural do tempo, pela desinformação sobre as técnicas e tecnologias de conservação e restauro, ou, ainda, pelo desconhecimento da importância de preservá-lo para o futuro”, declara a professora.

Para mais informações, acesse aqui as disciplinas, carga horária e corpo docente e o projeto de criação do curso.