Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O céu é o limite!
conteúdo

Notícias

O céu é o limite!

Projeto "SpaceNeves" ensina conceitos de Física a estudantes da rede pública por meio de oficinas de foguetes
publicado: 06/08/2025 15h36, última modificação: 08/08/2025 14h22

“Durante oficinas discutimos questões sobre lançamento de projétil, aerodinâmica, centro de massa e leis de Newton, assuntos por vezes difíceis de abordar em sala de aula e que os alunos podem observar na prática”. Explica o professor Alberto Luiz, docente da disciplina de Física no Campus Ribeirão das Neves e coordenador do projeto "SpaceNeves", que está em seu segundo ano de execução.

Essas oficinas já passaram por cinco escolas públicas de Ribeirão das Neves neste ano e são um verdadeiro sucesso. Durante cerca de três horas, os estudantes aprendem a construir foguetes feitos com garrafas PET e também uma base de lançamentos. Os materiais utilizados (canos de pvc e algumas conexões) são simples, de baixo custo e  financiados com recursos do projeto. Ao final, as bases de lançamento ficam nas escolas e os foguetes, com os alunos. O objetivo é que os estudantes consigam reproduzir o experimento em casa.

No início das oficinas, a equipe do SpaceNeves apresenta o IFMG e também falam sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obfog). Foi em um desses eventos, inclusive,  que a ideia nasceu. “O projeto foi elaborado por mim e duas estudantes durante a Jornada de Foguetes. É uma competição nacional, com escolas de todo o país e vimos que em Ribeirão das Neves apenas o nosso campus participou. Achamos interessante ir às escolas da nossa cidade e difundir esse conhecimento para que elas também participem de eventos como esse”, conta Alberto.
Construção de plataforma de lançamento

Oficina de foguetes

Durante  as oficinas os alunos são divididos em 3 grupos para que cada um construa  uma base de lançamento. Feito isso, os estudantes voltam a se dividir, mas em grupos menores, de 10 pessoas, para a montagem dos foguetes. A equipe do projeto costuma ajustar os lançamentos para o horário dos intervalos, assim, boa parte da escola consegue assistir ao evento. 

“Esse é um projeto que me dá muita satisfação, mas dificilmente sairia do papel sem as parcerias que construímos. Quero agradecer às alunas Maria Eduarda da Silva Pereira e Rayka Vitória do Amarante Barbosa, do curso de Administração, ao nosso bolsista Juan Almeida Viana, do curso de Eletroeletrônica, ao professor Márcio Rosa Portes que tem um conhecimento enorme de Ribeirão das Neves e faz a mediação com as escolas. Também agradeço ao nosso campus que tem nos apoiado e sempre com as demandas do projeto” conclui o professor Alberto Luiz.

  

 Equipe do projeto SpaceNeves

 

Professor Alberto com a equipe do SpaceNeves:  Maria Eduarda da Silva Pereira, Rayka Vitória do Amarante Barbosa, o bolsista Juan Almeida Viana e o  professor Márcio Rosa Portes