Notícias
Obras de acessibilidade no IFMG são concluídas em diversos campi
Entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, uma série de obras voltadas à acessibilidade universal foi concluída em dez unidades do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), incluindo os campi Betim, Congonhas, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves e a Reitoria. As intervenções são resultado de uma iniciativa da Reitoria, em parceria com as unidades acadêmicas, e envolveram um investimento de R$362.754,42. Os recursos foram aplicados na execução de melhorias físicas e estruturais, com foco na promoção de condições mais adequadas de circulação, acesso e uso dos espaços institucionais por todos os públicos.
As obras executadas abrangem, entre outros pontos, a instalação de rampas de acesso, guarda-corpos e corrimãos, sinalização e piso tátil, adequações em sanitários, alargamento de passagens e melhorias em pisos e calçadas. As melhorias fazem parte de uma política institucional voltada à inclusão e à garantia de direitos, com foco na acessibilidade universal.
De acordo com o diretor de Administração e Infraestrutura do IFMG, Harlley Torres, os investimentos na área são parte de um compromisso permanente da instituição. “A acessibilidade é um trabalho contínuo, dinâmico e que está sempre em evolução para atender ao maior número de pessoas possível. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso aos espaços e serviços da instituição”, afirma.
“As ações seguem em andamento e serão ampliadas ao longo de 2025”, ressaltou Torres. A expectativa é de que novos campi sejam contemplados, com foco na implementação de medidas em conformidade com a Norma Brasileira NBR 9050/2020, que estabelece critérios técnicos de acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
