Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultados do Enem 2022 já estão disponíveis

Resultados do Enem 2022 já estão disponíveis

Candidatos que fizeram o exame podem ingressar nos cursos de graduação do IFMG via Sisu e também pelo Processo Seletivo 2023. Para conferir o desempenho, os inscritos devem acessar a Página do Participante.
publicado: 09/02/2023 13h59, última modificação: 07/03/2024 19h20

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, já podem conferir seu desempenho nas provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a publicação dos resultados para esta quinta-feira, 9 de fevereiro. A princípio, a divulgação ocorreria apenas na próxima segunda-feira (13).

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não se lembre da senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Ingresso no IFMG

Com os resultados individuais do Enem, os estudantes poderão concorrer a uma vaga no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão realizadas de 16 a 24 de fevereiro. O IFMG vai ofertar 974 vagas em 51 cursos.

Além disso, as notas do Enem 2022 poderão ser utilizadas no Processo Seletivo próprio do IFMG, cujas inscrições ocorreram em setembro e outubro de 2022. Neste caso, o resultado preliminar está previsto para ser divulgado nesta página (clique aqui) em 23 de fevereiro.

Cálculo das Notas

Os desempenhos dos participantes do Enem são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.

Vale ressaltar que a TRI considera a particularidade de cada item. Dessa forma, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Por isso, pode ocorrer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de formas distintas, a depender de quais itens foram marcados, e terem, assim, notas diferentes.

Redação

As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Espelho – o espelho das redações será disponibilizado em abril, juntamente com o resultado dos treineiros – estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o Enem para fins de autoavaliação.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Acesse a Página do Participante - Enem 2022