Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra no Campus Ribeirão das Neves marca Dia Internacional de Luta contra a Homofobia

Acontece nos Campi

O evento foi realizado na tarde do dia 17 de maio, no auditório do campus, onde os estudantes e convidados se reuniram.
publicado: 19/05/2023 14h14, última modificação: 06/03/2024 16h59

Celebrado internacionalmente, o Dia de Luta contra a Homofobia, 17 de maio, marca a data na qual a Organização Mundial de Saúde retirou, em 1990, a homossexualidade do código internacional de doenças. Desde então, esse dia é utilizado como um momento importante para reforçar a luta pelo respeito à comunidade LGBTQIA+ e contra o preconceito.

No IFMG, o Campus Ribeirão das Neves promoveu uma palestra sobre o tema, na tarde da última quarta-feira, 17 de maio, para mostrar a história e a trajetória de luta até a homossexualidade não ser mais considerada uma doença. A palestra foi apresentada por Gilberth Santos, intérprete de Libras do campus, e militante do movimento LGBTQIA+ de Belo Horizonte. Durante a apresentação, ele abordou as formas de preconceito que ainda são sofridos pela comunidade e a necessidade da existência de espaços e grupos nos quais os alunos possam se expressar de maneira livre, sem que sejam repreendidos.

Estiveram presentes o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento; o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço; e a diretora-geral do Campus Ribeirão das Neves, Maria das Graças de Oliveira. Também participaram do evento estudantes dos campi Santa Luzia e Bambuí, que integram grupos no IFMG e tiveram seu momento de fala. Após a palestra, os estudantes acompanharam ainda a apresentação de dança de uma drag queen.