Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria com Prefeitura fortalece inovação em Itabirito

Parceria com Prefeitura fortalece inovação em Itabirito

IFMG e prefeitura municipal firmam convênio para implantar ambiente de Inovação no campus. Espaço deve começar a operar no segundo semestre deste ano.
publicado: 25/04/2023 11h51, última modificação: 25/04/2023 15h15

Criar uma cultura de inovação, incentivando ideias originais e empreendedorismo. Esse é o foco para o qual converge a parceria firmada entre o Campus Itabirito e a Prefeitura do município. As duas instituições passaram a trabalhar juntas pela consolidação do Ambiente de Inovação e Empreendedorismo de Itabirito (AIE-ITA). O espaço está sendo implantado no campus por meio de recursos do Instituto com um aporte de R$120 mil da Prefeitura do município.

Os recursos internos, provenientes de edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG) estão sendo empregados na reforma do espaço físico. "É uma reforma estrutural, em que iremos adequar uma sala de aula, conforme projeto desenvolvido por uma equipe do Campus Santa Luzia", conta o direto do IFMG na cidade, Daniel Fonseca. O investimento da Prefeitura, por sua vez, resulta de convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e será direcionado ao pagamento de bolsistas, coordenadores de projetos e compra de equipamentos.

"O incentivo da Prefeitura é fundamental para tornar real o sucesso das ideias desenvolvidas pela comunidade acadêmica." Daniel Fonseca, diretor do Campus Itabirito

Desde 2019 uma equipe de professores tem trabalhado para implementar o AIE-ITA. "Nossa expectativa é disponibilizar, no campus, um espaço para desenvolvimento de novos projetos e que estimule a interação entre nossos estudantes, servidores e a comunidade externa. Somos quatro coordenadores e dez bolsistas", explica a professora Adriana Almeida, uma das coordenadoras. Segundo a docente, atualmente, o grupo desenvolve atividades dos planos de trabalho relativos a três editais em que foram aprovados e de uma parceria com fomento externo.

De acordo com o diretor da unidade, o campus está focando esforços no finalização da reforma com os recursos do IFMG, para fazer a compra dos equipamentos e colocar o ambiente em operação ainda no segundo semestre de 2023. Daniel destaca que o incentivo da Prefeitura é fundamental para tornar real o sucesso das ideias desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

Preparação

Outra frente de trabalho da equipe, enquanto o ambiente físico está em obras, são as capacitações e os eventos que têm o objetivo de estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo no município. Em 18 e 19 de abril, o Campus Itabirito sediou o "1º Ciclo de palestras do AIE-ITA", que contou com a participação de cerca de 70 pessoas por dia. "Como resultados positivos do evento destacamos o fortalecimento da parceria do AIE-ITA com o Sebrae-MG e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, bem como a indicação de interesse de um grupo empresarial privado no desenvolvimento de novas tecnologias em parceria com o Ambiente", relata Adriana Almeida.

Ciclo de palestras trouxe debate sobre inovaçãoO AIE-ITA também deve atuar em consonância com o propósito de apoiar novas alternativas econômicas locais, sendo um espaço para incentivar e apoiar a transformação de ideias em empreendimentos e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do município. Conforme explica a professora Adriana, Itabirito é um dos municípios mineiros que dependem de recursos provenientes da atividade minerária e, cientes do grande risco que esta condição traz para o futuro da cidade, várias entidades buscam alternativas para a reconversão econômica. Um evento sobre o tema já está previsto para ser realizado no campus nos próximos dias.

Leia mais: Campus Itabirito seleciona bolsistas para Ambiente de Inovação