Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Perguntas e dúvidas frequentes - Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta
conteúdo

Notícias

Perguntas e dúvidas frequentes - Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta

Confira as perguntas e dúvidas mais comuns enviadas pelos candidatos a respeito das regras do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos e de graduação no primeiro semestre de 2021.
publicado: 27/11/2020 16h20, última modificação: 27/11/2020 16h20

1. Quais os níveis e modalidades de cursos ofertados?

O IFMG oferta no Processo Seletivo 2021/1 cursos presenciais nos seguintes níveis e modalidades:

  • Técnico Integrado - modalidade em que é necessário o candidato ter concluído o Ensino Fundamental ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula. Nessa modalidade, os estudantes cursam as disciplinas do Ensino Médio e aquelas de formação técnica.

  • Técnico Subsequente - modalidade em que é necessário o candidato ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula. Nessa modalidade, os estudantes cursam apenas disciplinas de formação técnica.

  • Graduação - modalidade em que é necessário o candidato ter concluído todo o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data da matrícula no curso. O IFMG oferece as seguintes modalidades de graduação: Bacharelado, Licenciatura e Superior Tecnológico.

2. Qual é o período de inscrições do Processo Seletivo 2021/1 1ª oferta?

De 07/12/2020 a 07/01/2021.

3. Qual será a forma de avaliação para os cursos técnicos? 

O Processo Seletivo será feito por Avaliação de Desempenho Escolar.

4. Como será realizada a seleção para os cursos de graduação?

Será feita com o aproveitamento de notas obtidas em uma das últimas três edições do Enem (2018, 2019 ou 2020).

5. Quais os requisitos básicos para participar do Processo Seletivo?

  • Para concorrer aos cursos Técnicos Subsequentes, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Não será permitido o ingresso e início dos estudos de candidatos que estejam com qualquer pendência em disciplinas do Ensino Médio.

  • Para concorrer aos cursos Técnicos Integrados, o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. Não será permitido o ingresso e início dos estudos de candidatos que estejam com qualquer pendência em disciplinas do Ensino Fundamental.

  • Para concorrer aos cursos de Graduação, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Não será permitido o ingresso e início dos estudos de candidatos que estejam com qualquer pendência em disciplinas do Ensino Médio. O candidato deverá ter realizado o Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2018, 2019 ou 2020, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação.

6. Onde consigo informações sobre o Processo Seletivo 2021/1 1ª Oferta?

Nos editais e na página do Processo Seletivo, que será disponibilizada em breve.

7. Ainda estou com dúvida, onde consigo maiores esclarecimentos?

Pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br

8. Como funcionará a Avaliação de Desempenho Escolar dos cursos técnicos?

Os estudantes interessados em ingressar nos cursos técnicos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas.

9. Como serão feitas as inscrições?

Serão realizadas pelo site www.ifmg.edu.br. Haverá um sistema de inscrições, disponível a partir do dia 7 de dezembro de 2020, por onde o candidato deverá fornecer seus dados e enviar a documentação necessária para se inscrever.

10. Quais documentos preciso ter para fazer a inscrição no Processo Seletivo dos cursos técnicos?

Para realizar a inscrição, o candidato deverá possuir os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG)

  • CPF do próprio candidato

  • Endereço de e-mail válido

  • E uma das seguintes opções: a) Histórico Escolar; b) comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (ENCCEJA); c) boletim escolar/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, conforme o curso em que vai se inscrever; d) declaração escolar, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática ao final do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Integrados, e as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática ao final do 1º e 2º Anos do Ensino Médio, para os cursos Técnicos Subsequentes.

11. Onde consigo os documentos que informam as notas em Língua Portuguesa e Matemática?

É preciso procurar a escola onde estudou e solicitar os documentos.

12. A avaliação na escola onde estudei é por conceito, como devo proceder na inscrição?

Para esse caso, há uma tabela de equivalência entre conceitos e notas numéricas. Consultar o Anexo I do edital 64.

13. Verifiquei que, na tabela de equivalência entre conceitos e notas, não constam os conceitos utilizados na minha escola, o que devo fazer?

Caso a instituição de ensino de origem do candidato utilize conceitos não previstos na tabela de equivalência, o candidato deverá solicitar o preenchimento de uma declaração, conforme o modelo do Anexo III do edital 64.

14. Não concordei com a nota da tabela de equivalência, o que posso fazer?

Caso o candidato não concorde, deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento de uma declaração, conforme o modelo do Anexo III do edital 64.

15. Preenchi errado o formulário de inscrição, consigo alterar?

O candidato que desejar alterar o curso ou a modalidade de reserva de vagas deverá solicitar, até o fim do período das inscrições, pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br, informando no campo assunto “Alteração de cadastro” e, no corpo do texto, o novo curso e/ou a nova modalidade de reserva de vaga na qual deseja concorrer.

16. Poderei efetuar a inscrição presencialmente no campus para o qual farei a seleção?

Não. Devido ao contexto de pandemia, não estão sendo realizados atendimentos presenciais. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.ifmg.edu.br

17. Como devo inserir as notas no sistema?

O candidato deverá inserir as notas finais obtidas em Língua Portuguesa e Matemática no sistema conforme exemplos do Anexo II do edital 64

18. Qual o valor da inscrição?

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

19. Quem estuda no IFMG paga mensalidade?

Não. O Instituto Federal de Minas Gerais é uma instituição pública e gratuita, por isso não há cobrança de mensalidade.

20. Não tenho e-mail, consigo fazer minha inscrição?

Não. Para realizar a inscrição, é necessário um e-mail válido, caso não possua, o candidato deverá criar um. É importante guardar a senha de acesso ao e-mail. Comunicações ao candidato poderão ser realizadas pelo endereço eletrônico.

21. Durante a minha inscrição digitei meu nome errado, como faço para alterar?

É possível fazer a alteração dos dados pessoais através do site, na área do candidato.

22. É permitido efetuar mais de uma inscrição em modalidades de cotas diferentes?

Não. No ato da inscrição, o candidato deverá optar somente por uma das modalidades de vaga à qual deseja concorrer. No caso de serem identificadas duas ou mais inscrições e/ou pagamentos de um mesmo candidato, será considerada válida a inscrição paga por último. Não serão devolvidos os valores das taxas pagas de forma incorreta pelo candidato.

23. O que são as reservas de vagas (ações afirmativas)?

As reservas de vagas (ações afirmativas), conhecidas como cotas, se constituem na adoção de políticas públicas que visem garantir às pessoas que fazem parte de grupos socialmente desfavorecidos a compensação dos desníveis educacionais ocorridos ao longo da história e a possibilidade de acesso ao ensino técnico e ensino superior em instituições públicas.

Conforme disposto na Lei nº 12.711/2012, as vagas ofertadas para os cursos do IFMG  no Processo Seletivo serão distribuídas da seguinte forma:

a) no mínimo 50% serão destinadas ao acesso pela modalidade de vagas reservadas;

b) até 50% serão destinadas à modalidade de ampla concorrência.

As vagas não preenchidas pelas cotas, após o esgotamento da lista de espera, serão destinadas aos candidatos inscritos na ampla concorrência.

24. Estudei um ano durante o ensino fundamental em uma escola particular, posso concorrer na modalidade de reserva de vaga?

Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado parte do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) em escolas particulares, assim como não poderão concorrer para os cursos de graduação os estudantes que tenham cursado o Ensino Médio (1º ao 3º ano), ou parte dele, em escolas particulares, ainda que tenham sido bolsistas parcial ou integral. 

25. Estudei em uma escola do sistema S, posso concorrer na modalidade de reserva de vaga?

Não. De acordo com a Lei nº 9.394/1996, considera-se escola pública a instituição criada ou incorporada, mantida e administrada pelo poder público. As escolas pertencentes ao Sistema S (SENAI, SESI, SENAC, SENART), escolas conveniadas, escolas filantrópicas ou, ainda, fundações ou instituições similares (mesmo que mantenham educação gratuita) não são consideradas instituições da rede pública de ensino.

26. Para efetuar a minha inscrição, preciso ter número de CPF?

Sim. É necessário ter o Cadastro de Pessoa física (CPF) ou protocolo provisório. Não serão aceitos CPF’s de terceiros, mesmo que de parentes ou responsáveis legais.

27. O IFMG reserva vagas para pessoas com deficiência?

Sim. Haverá destinação de pelo menos uma vaga para os candidatos PCD-Pessoas com deficiência, em todos os cursos ofertados. No ato da inscrição, o candidato deverá optar somente pela modalidade de vaga de deficiente. A documentação de comprovação consta no Anexo II do edital 62.

28. O que é vaga A0?

A0 - Ampla Concorrência: são vagas destinadas aos candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos de vagas reservadas ou que não optarem pelas vagas reservadas. Mesmo que o candidato cumpra os requisitos de determinada cota, pode escolher concorrer nas vagas de ampla concorrência.

29. É permitido efetuar mais de uma inscrição em modalidades de cotas diferentes?

Não. No ato da inscrição, o candidato deverá optar somente por uma das modalidades de vaga. No caso de serem identificadas duas ou mais inscrições e/ou pagamentos de um mesmo candidato, será considerada válida a inscrição paga por último. Não serão devolvidos os valores das taxas pagas de forma incorreta pelo candidato.

30. Desejo ser atendido pelo nome social, o devo fazer?

O IFMG, nos termos da legislação vigente, assegura aos participantes o atendimento pelo nome social em consonância com o reconhecimento de sua identidade de gênero, conforme prevê o Decreto Presidencial 8.727/2016. Para requerer o atendimento pelo nome social, o(a) candidato(a) deverá formalizar o pedido através do email vestibular@ifmg.edu.br, enviando os seguintes documentos comprobatórios:

a) fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;

b) cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto;

c) cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo NOME SOCIAL, disponível na página do Processo Seletivo, em www.ifmg.edu.br

Os documentos devem ser enviados pelo e-mail, com o campo assunto preenchido com o seguinte título: "Solicitação de atendimento por nome social". O referido e-mail deve ser encaminhado até o último dia do prazo de inscrição no Processo Seletivo.

31. Como e quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição?

O candidato deverá solicitar a isenção do pagamento entre os dias 7 e 16 de dezembro de 2020. A isenção será concedida mediante os critérios listados no item 7 do edital 62.

32. Na minha escola a disciplina Português é cursada dividida, como devo proceder?

Caso essa disciplina tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Literatura e Gramática), o candidato deverá inserir apenas a nota da disciplina de Língua Portuguesa, no ato de inscrição. Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes (soma dos valores das disciplinas equivalentes, dividida pelo número de disciplinas). 

DISCIPLINA

DISCIPLINAS EQUIVALENTES

Língua Portuguesa (Português)

Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

33. Cursei a disciplina Matemática de forma dividida, como devo registrar isso no sistema?

Caso essa disciplina tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas a nota da disciplina de Matemática. Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes (soma dos valores das disciplinas equivalentes, dividida pelo número de disciplinas).

DISCIPLINA

DISCIPLINAS EQUIVALENTES

Matemática

Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias

34. Quando será divulgado o resultado final do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta?

O resultado preliminar dos cursos técnicos será divulgado em 04/02/2021. Já o resultado final está previsto para o dia 12/02/2021. Entre essas duas datas, há um período de recursos para os candidatos que não concordarem com o resultado preliminar fazerem a contestação.

O resultado para os cursos de graduação será publicado após a divulgação do resultado do Enem 2020. 

35. O IFMG publica alguma lista com os nomes dos aprovados?

Sim. A divulgação do resultado final será feita por lista nominal dos candidatos com sua respectiva ordem de classificação, publicada no site www.ifmg.edu.br, conforme cronograma constante nos editais 63 e 64.

36. Como será feita a matrícula dos aprovados?

As matrículas referentes ao Processo Seletivo dos Cursos Técnicos e da Graduação serão realizadas de forma on-line, a partir do envio dos documentos digitalizados, através do e-mail do setor de Registro Escolar do campus ou outro e-mail informado pelo campus.  

A entrega presencial dos documentos impressos, sua conferência e assinatura da matrícula deverão, sempre que possível, ser postergadas para o período de retorno dos atendimentos presenciais e a partir de um cronograma disponibilizado pelo IFMG. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal.

37. Quais os documentos são necessários para realizar minha matrícula?

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos, original e fotocópia:

a) Uma foto recente 3x4.

b) CPF próprio (original e fotocópia legível).

c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e fotocópia legível).

Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação) (original e fotocópia legível).

Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação (original e fotocópia legível).

d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos (original e fotocópia legível).

e) Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os Cursos Técnicos Concomitantes; ou Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os Cursos Técnicos Subsequentes; ou Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para Cursos de Graduação, conforme o caso.

Caso não tenha os documentos solicitados acima, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência.

* Para os aprovados na reserva de vagas, a documentação requerida de cada público da reserva de vagas consta nos ANEXOS I e II do edital de Normas Gerais (edital 62). 

38. Posso estar matriculado ao mesmo tempo em duas instituições de Ensino Superior?

Não. Conforme legislação vigente, é vedada a ocupação, na condição de estudante, simultaneamente, de duas vagas em curso de graduação. No âmbito do IFMG, serão permitidas matrículas simultâneas somente em cursos de níveis diferentes, observados os requisitos de admissão.

39. Quando e como serão feitas as matrículas dos aprovados no Processo Seletivo 2021/1?

As datas para a efetivação das matrículas serão disponibilizadas no site www.ifmg.edu.br e na página de cada campus.

40. O que acontece se dois candidatos tiverem a mesma nota do Enem, no caso da seleção para os cursos de graduação?

Havendo empate na nota final de candidatos, será levada em conta a seguinte ordem de critérios para o desempate:

. nota obtida na Redação;

. nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

. nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;

. nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

. nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

41. Se o candidato tiver feito o ENEM só no ano de 2018, pode concorrer?

Sim. Para fins de classificação de candidatos inscritos na modalidade de ingresso por aproveitamento de notas obtidas no Enem, o IFMG utilizará os dados disponibilizados pelo INEP, levando em consideração a maior nota obtida nos exames prestados nos três últimos anos, ou seja, 2018-2019-2020.

42. Quando um candidato é eliminado do Processo seletivo?

Será eliminado o candidato e seu responsável legalmente investido que, a qualquer tempo:

I - Estiver reprovado ou com pendências em quaisquer das disciplinas do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, conforme o caso;

II- Não apresentar os documentos exigidos, para sua modalidade de inscrição;

II-A Não comprovar por meio de documentos:

-  Da condição de Egresso de Escola Pública;

-  Da condição de Renda;

-  Da condição de Cor e Etnia;

-  Da condição de PCD.

III - Cometer falsidade ideológica com prova documental, conforme previsto no Art. 299 do Código Penal;

IV - Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros;

V - Burlar ou tentar burlar quaisquer normas definidas nos editais e/ou em outros instrumentos normativos relativos ao Processo Seletivo;

VI - Dispensar tratamento inadequado, incorreto, descortês, comportamento indevido e/ou desrespeito verbal e agressão física a qualquer servidor do IFMG;

VII - Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao Processo Seletivo;

VIII - Comprovada existência de dolo, irregularidade, má-fé ou fraude, apurada em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa.

43. Haverá entrevista e processo de heteroidentificação?

Não. Não será realizado processo de heteroidentificação complementar à auto declaração realizada pelo candidato.

44. Se eu participar do Processo Seletivo e não for aprovado, posso participar novamente na 2ª oferta?

Sim. Pois são processos seletivos diferentes.

45. E se o candidato não concordar com algum resultado ao longo do processo, pode entrar com recurso?

Caberá interposição de recurso fundamentado ao IFMG, no prazo de dois dias úteis, em todas as decisões proferidas e que tenham repercussão na esfera de direitos dos candidatos, tais como nas seguintes situações:

a) Contra indeferimento do pedido de isenção do valor de inscrição.

b) Contra indeferimento da inscrição.

c) Contra o resultado preliminar.

46. O que acontece se dois candidatos tiverem a mesma nota do ENEM, no caso da seleção para os cursos de graduação?

Havendo empate na nota final, será levada em conta a seguinte ordem de critérios para o desempate:

1. nota obtida na Redação;

2. nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

3. nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;

4. nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

5. nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

47. Quais campi participam do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta?

Devido à pandemia, a oferta de cursos e vagas para o 1º semestre letivo de 2021 foi dividida em dois momentos. Nesta primeira oferta, 15 dos 18 campi do IFMG estão participando. As vagas previstas nos editais publicados são para Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista.

Em uma segunda oferta, com data ainda a ser definida, será a vez dos campi de Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

48. Minha pergunta não consta neste local, como faço?

Envie e-mail para vestibular@ifmg.edu.br, descrevendo sua dúvida.