Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores poderão ter acesso gratuito a ferramenta que monitora documentos públicos

Acesso à Legislatech é garantido para cientistas que se inscreverem até dia 31 no Ciência Monitorada, projeto com apoio do Instituto Serrapilheira
publicado: 27/03/2024 08h50, última modificação: 27/03/2024 08h50

Pesquisadores vinculados a universidades e demais instituições de ensino e pesquisa poderão ter acesso gratuito a uma ferramenta que facilita o monitoramento de documentos públicos brasileiros. A iniciativa faz parte do projeto Ciência Monitorada, lançado neste mês pelo site Núcleo Jornalismo com apoio do Instituto Serrapilheira. O projeto também tem parceria com a Agência Bori.

O objetivo é facilitar a vida de pesquisadores que precisam encontrar e acompanhar assuntos específicos em documentos do poder público. O monitoramento ocorre por meio da ferramenta Legislatech, desenvolvida pelo Núcleo e que permite acompanhar dados de diferentes órgãos, como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal, Diário Oficial da União, entre outros.

Interessados podem se inscrever até o 31 de março para ter acesso à plataforma de forma gratuita. O uso, permitido por meio de apoio do Serrapilheira, equivale a um plano de 12 meses da Legislatech, que custaria R$ 500.

As inscrições podem ser feitas neste link.

A aprovação dos perfis cadastrados depende de um pré-requisito: ter um e-mail institucional válido e vinculado a uma universidade ou instituição de pesquisa. Após a comprovação dos cadastros, cada pesquisador terá o acesso liberado, em até uma semana, para usar a ferramenta.

Como funciona o projeto e o que é possível pesquisar

Na prática, os participantes do Ciência Monitorada poderão escolher até 20 termos diferentes para acompanhar e pesquisar em documentos públicos existentes. A cada documento encontrado que menciona um desses termos, os participantes recebem um alerta por e-mail (em tempo real, diariamente ou semanalmente).

Além disso, é possível acessar todos os documentos no painel de dados da plataforma e filtrar a busca por órgãos, período ou palavra-chave.

Atualmente, a ferramenta Legislatech monitora as seguintes instituições públicas:
Câmara dos Deputados;
Senado Federal;
Supremo Tribunal Federal;
Diário Oficial da União;
Diários Oficiais cobertos pelo Querido Diário;
Notas taquigráficas da Câmara dos Deputados;
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo;
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais;
Tribunal de Justiça da Bahia.

Para utilizar a ferramenta e começar a ter acesso aos documentos, basta escolher os termos desejados para monitoramento, os órgãos de interesse e a periodicidade para receber os alertas com os resultados.

Com esses filtros, a ferramenta faz um monitoramento customizado e automatizado para a necessidade de cada pesquisador, coletando todos os documentos que mencionam as palavras-chave de interesse nos órgãos escolhidos.

O usuário pode receber os dados por meio de alertas, via e-mail, ou acompanhar, diretamente na ferramenta, por uma página personalizada com todos os detalhes.

Além de permitir o monitoramento de dados por pesquisadores, o Ciência Monitorada também divulgará os termos monitorados pelo projeto e os respectivos documentos encontrados em um painel público a partir de abril.

A ideia é que o público em geral consiga acompanhar o que a comunidade científica brasileira está pesquisando em documentos dos órgãos públicos.

"O Ciência Monitorada vai potencializar a capacidade da comunidade científica de qualificar os debates em torno de políticas públicas brasileiras, facilitar a participação ágil da academia em questões de interesse público e melhorar o mapeamento de impactos das pesquisas desenvolvidas", explica a gerente de operações do Núcleo Jade Drummond. Além disso, a base de dados coletados com o projeto pode servir como importante insumo para o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas no Brasil.

Sobre o Instituto Serrapilheira

Lançado em 2017, o Instituto Serrapilheira é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que promove a ciência no Brasil. Foi criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade, ajudando a construir uma sociedade cientificamente informada e que considera as evidências científicas nas tomadas de decisões. O instituto tem três programas: Ciência, Formação em Ecologia Quantitativa e Jornalismo & Mídia. Desde o início de suas atividades, já apoiou financeiramente mais de 300 projetos de ciência e de comunicação da ciência, com mais de R$ 90 milhões investidos.

Sobre o Núcleo Jornalismo

O Núcleo é uma iniciativa que cobre o impacto das redes sociais e da inteligência artificial nas vidas das pessoas. Nossa visão é ser uma referência nacional na intersecção entre jornalismo e tecnologia. A empresa está organizada em dois grandes pilares: conteúdo (reportagens, artigos, newsletters) e aplicações (chatbots, monitores, algoritmos de curadoria). O Núcleo é o único veículo brasileiro 100% dedicado a cobrir redes sociais e Big Tech, com jornalismo premiado e de impacto em políticas públicas, privadas e no noticiário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Serrapilheira