Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas desenvolvidas no Campus Piumhi são apresentadas em conferência da União Europeia

Acontece nos Campi

publicado: 28/02/2019 16h47, última modificação: 20/03/2024 08h09
Exibir carrossel de imagens Professor Humberto e os bolsistas Marina e Hiago em evento na Bélgica

Professor Humberto e os bolsistas Marina e Hiago em evento na Bélgica

Trabalhos desenvolvidos por servidores e alunos do Campus Piumhi foram apresentados em conferência financiada pela União Europeia, realizada em Bruxelas, na Bélgica, entre os últimos dias 5 e 7 de fevereiro. Foram mostrados os resultados da linha de pesquisa “Modelagem da Informação da Cidade” (CIMCity Information Modeling, na sigla em inglês), coordenada pelo professor do IFMG Humberto Melo. Ele viajou acompanhado pelos estudantes bolsistas Marina Molinar e Hiago Dantas. O grupo participou do congresso SBE19Brussels - BAMB-Circpath (Buildings as material banks: a pathway for a circular future).

O primeiro trabalho apresentado foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o IFMG e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Piumhi. Intitulado “Implementation of City Information Modeling concepts in the process of management of the sewage system in Piumhi, Brazil” (Implementação de conceitos de CIM no processo de gerenciamento da rede de esgotos em Piumhi), a pesquisa contou com a colaboração da professora Stella Tomé, do servidor do Campus Bambuí, Mauro Henrique Silva, e dos estudantes Marina Molinar e Diego Brenner.

Já o segundo trabalho foi apresentado pelo estudante Hiago Dantas, que recebeu orientação dos docentes Humberto Melo e José Manuel de Souza. “The importance of City Information Modeling for cities’ sustainability” (A importância da Modelagem da Informação da Cidade para a sustentabilidade das cidades) foi desenvolvido durante o intercâmbio estudantil de Hiago, realizado no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

De acordo com Humberto Melo, os dois artigos foram bem recebidos pelo público participante. Pesquisadores da China, de Portugal e da França demonstraram interesse em compartilhar conhecimentos e buscar soluções em conjunto. Os trabalhos compuseram a sessão "BIM and digitalisation towards high reuse potential and circular economy" (BIM e digitalização para um elevado potencial de reutilização e economia circular).

“O congresso possibilitou notar a ênfase que os pesquisadores europeus têm dado na busca por soluções sustentáveis na construção civil, o que vai ao encontro das pesquisas desenvolvidas no Campus Piumhi, as quais buscam soluções inovadoras, eficientes, de imediata aplicação pelos gestores públicos e que podem trazer o aumento da qualidade de vida da população”, afirmou o professor.

Das várias ações já executadas nas pesquisas, destacam-se o cadastramento e georreferenciamento da rede de esgoto do município, levantamento de dados de campo, desenvolvimento de modelagem computacional, que oferecerá aparato tecnológico para que o SAAE alcance melhorias na prestação de serviços, além do aporte intelectual que a pesquisa está proporcionando aos pesquisadores.

O grupo do IFMG ainda participou de visita técnica à Vrije Universiteit, em Bruxelas, onde conheceram o laboratório piloto de Retrofit Circular. No espaço, foi possível observar experimentos e o desenvolvimento de soluções que visam ao Projeto de Edificações Reversíveis, o qual pode trazer diversos ganhos como, por exemplo, a prevenção ou redução da geração de resíduos na construção civil.

Os trabalhos foram publicados no Jornal Eletrônico IOP Conference Series Earth and Environmental Science e podem ser acessados nos links abaixo:

H C Melo et al. Implementation of City Information Modeling (CIM) concepts in the process of management of the sewage system in Piumhi, Brazil. 2019 IOP Conf. Ser.: Earth Environ. Sci. 225 012076. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/225/1/012076.

H S Dantas et al. The Importance of City Information Modeling (CIM) for Cities' Sustainability. 2019 IOP Conf. Ser.: Earth Environ. Sci. 225 012074. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/225/1/012074.

registrado em: ,