Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento Estratégico: evento reúne palestrantes de várias regiões do país

Planejamento Estratégico: evento reúne palestrantes de várias regiões do país

IFMG realizou workshop que tem como foco qualificar a participação dos gestores no processo de planejamento. Atividades ocorrem até hoje, no Campus Bambuí.
publicado: 04/04/2024 09h29, última modificação: 08/04/2024 13h38

Oficinas e dinâmicas de grupo oferecidas por palestrantes de várias regiões do país marcaram o primeiro dia do Workshop do Planejamento Estratégico do IFMG, realizado no Campus Bambuí. O objetivo do evento é reunir gestores de todas as unidades do Instituto para discutir pautas da Rede Federal e dar oportunidades para que esses gestores levantem fatores externos que possam impactar positiva ou negativamente o IFMG.

Iniciado na manhã de ontem (dia 3), o workshop foi aberto pela pró-reitora de Gestão com Pessoas, Heloísa Cristina Pereira, pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional e responsável pelo evento, Wilson Vieira da Costa e pelo diretor do Campus Bambuí, Humberto Garcia Carvalho. Além disso, a estudante do Campus Bambuí, Inês Venusta Carvalho, fez uma apresentação acerca da cultura do berrante.

Reitor.JPG     Cultura.JPG

De manhã

No período da manhã, Wilson e o servidor Matheus Costa Frade falaram sobre os métodos que estão sendo utilizados para que o IFMG construa seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). Durante a apresentação, eles ressaltaram que esse método prevê etapas posteriores nas quais toda a comunidade escolar será envolvida.

Wilson.JPG     Matheus.JPG

Por sua vez, o professor do Campus Santa Luzia, Leandro de Aguiar e Souza, apresentou o projeto em andamento WebGis que, entre suas ações, vem identificando arranjos produtivos locais e regionais nas áreas onde ficam os campi do Instituto. Já a pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IF de Pernambuco, Juliana Souza Andrade, propôs ao público o desafio de se alinhar estratégias do PDI do IFMG ao da Rede Federal.

Leandro.JPG     Juliana.JPG

À tarde

As atividades do período da tarde foram iniciadas pela oficina da Jéssica Pereira dos Santos, que atuou por vários anos na Setec e, atualmente, está no Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Jéssica falou sobre desafios e perspectivas das instituições da Rede, considerando questões relacionadas ao orçamento público. Por último, Juliana Legentil Faria, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, falou (virtualmente) sobre novas perspectivas de trabalho e o Programa de Gestão de Desempenho nas instituições federais de educação, ciência e tecnologia.

Jéssica.JPG     Juliana (virtual).JPG

Sorteio

Ao final do dia, os organizadores do evento sortearam brindes oferecidos pelos campi. Esses brindes foram ofertados em razão do alcance da meta de participação dos gestores nas atividades.

Sorteio (1).JPG     Sorteio (2).JPG

Sorteio (3).JPG

CONFIRA AS IMAGENS DO SEGUNDO DIA DO EVENTO, 4 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA

IMG_7266.JPG

O pró-reitor de Ensino do IF de Sergipe, Alysson Santos Barreto, ministrou a oficina “Os desafios e novas perspectivas do Ensino e da Assistência Estudantil na Rede".

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF do Ceará e coordenadora do Forpog/Conif, Joélia Marques de Carvalho trouxe o tema: “Os desafios e novas perspectivas da Inovação, Pesquisa e Pós-graduação na Rede”.

Maria Araci Magalhães, atual secretária de governo de Salinas que foi pró-reitora de Extensão do IF do Norte de Minas falou sobre os “Desafios e perspectivas da Extensão, Esporte e Cultura na Rede

Maria Araci Magalhães, atual secretária de governo de Salinas que foi pró-reitora de Extensão do IF do Norte de Minas, falou sobre os “Desafios e perspectivas da Extensão, Esporte e Cultura na Rede".

O tema “A transformação digital da Educação e Competências Digitais voltadas a gestores das instituições federais de ensino” foi tratado na oficina de Anderson Costa, vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Karine Andrade Fonseca, diretora de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, relatou experiências da instituição no recredenciamento institucional.

O professor do IF de Goiás, Weber Tavares Silva, ministrou a oficina “Relações dos indicadores da Plataforma Nilo Peçanha com o Planejamento Estratégico Institucional”.

registrado em: , ,