Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Iniciação Científica: prorrogado o prazo de inscrições

Seminário de Iniciação Científica: prorrogado o prazo de inscrições

O SIC será uma das atividades do "Planeta Inovação" que ocorre entre 20 e 25 de agosto, no Campus Sabará. O evento integrará atividades acadêmicas e de pesquisa voltadas para alunos, servidores e público em geral.

publicado: 20/07/2018 16h41, última modificação: 14/12/2018 10h10

Entre 25 de julho e 12 de agosto, estarão abertas as inscrições para apresentação de trabalho no VII Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG. A edição 2018 ocorrerá no Campus Sabará e integra a programação do Planeta Inovação, evento criado como espaço para um debate interdisciplinar com parceiros e comunidade.

As apresentações do SIC estão programadas os dias 22, 23 e 24 de agosto. Podem submeter seus trabalhos alunos e servidores do IFMG, além de estudantes e docentes de outras instituições de ensino superior. Sendo que, para os alunos bolsistas, a participação constitui atividade obrigatória. Informações e orientações sobre a submissão de trabalhos podem ser obtidas na página do SIC.

Planeta Inovação

Fomento à inovação e à difusão do conhecimento, para além das fronteiras acadêmicas. Essa é a proposta da primeira edição do “Planeta Inovação”, que ocorre entre os dias 20 e 25 de agosto, no Campus Sabará. O evento pretende tratar temáticas relacionadas a pesquisa, empreendedorismo e inovação como fatores relevantes para promoção do desenvolvimento sócio-econômico local e regional, além de apresentar a aplicação de pesquisas desenvolvidas pelo IFMG.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Diretoria de Desenvolvimento Institucional, Assessoria de Relações Internacionais e Campus Sabará, o “Planeta Inovação” abordará, por meio da metáfora de “Ecossistemas”, várias iniciativas conduzidas pelo Instituto, congregando eventos que já fazem parte do calendário acadêmico. A participação é aberta à comunidade acadêmica de todos os campi do IFMG e ao público em geral.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Neimar Freitas, o agrupamento de vários eventos em uma iniciativa única possibilita otimizar recursos e favorecer a presença da comunidade acadêmica. “Tínhamos vários eventos dispersos ao longo do ano, o que às vezes dificulta que as pessoas compareçam a mais de um. Com esse formato, é possível participar de diversas atividades na mesma ocasião”, explica.  O pró-reitor acrescenta que algumas programações serão conjuntas, outras não, mas todos os eventos têm relação entre si.

Ecossistemas e suas atividades

EcoSistema Startups - Concurso para aceleração de negócios inovadores, mostra e palestra sobre startups.

EcoSistema Internacionalização - Seminário de Internacionalização do IFMG, experiências, depoimentos e apresentação dos resultados das pesquisas dos alunos em mobilidade, palestra e mesa-redonda.

EcoSistema Empreendedorismo - Bootcamp, oficinas (On board, Canvas Pessoal e Como ser empreendedor de Sucesso).

EcoSistema Ciência e Tecnologia - Simpósio de Pós-Graduação (Simpog), Seminário de Iniciação Científica (SIC), apresentações de resultados de pesquisas e palestra.

EcoSistema Tech - Oficina sobre a Prototipação MVP (Produto Mínimo Viável), Mostra Tecnológica.

EcoSistema Bots - Workshops Robótica com Arduíno e Robótica com Lego utilizando Linguagem G, competição de robótica.

EcoSistema Plays - GAMinG (Associação MIneira de Jogos), oficina Construindo um Jogo 2D, competição de games.

EcoSistema Literário - Oficina de Teatro do Oprimido, conversa com autor, apresentações culturais.

registrado em: