Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma +IFMG planeja lançamento de 15 novos cursos e aplicativo para smartphone
conteúdo

Notícias

Plataforma +IFMG planeja lançamento de 15 novos cursos e aplicativo para smartphone

Espaço virtual da Pró-reitoria de Extensão já oferta 97 cursos gratuitos, em diversas áreas. As capacitações são de curta duração e oferecidas totalmente online.
publicado: 25/05/2022 11h23, última modificação: 23/01/2023 11h03

Lançada durante a pandemia para multiplicar o conhecimento institucional em Educação a Distância (EaD) e aumentar a abrangência social do IFMG, incentivando a qualificação profissional, a plataforma +IFMG  está disponível com cursos gratuitos e diversos para o público interno e externo da instituição. 

Atualmente, o site tem 97 cursos funcionando na modalidade EaD, ou seja, online, a distância e customizado para promover uma experiência didática mais rica aos estudantes. Os cursos são nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde, Trabalho, Cursos e Vestibulares e Idiomas. 

Aproximadamente 20 mil usuários já foram cadastrados na plataforma, incluindo aqueles que já concluíram ou estão cursando no momento. O único pré-requisito para participar dos cursos ofertados é ter idade mínima de 14 anos. Para cursos específicos, como o curso de AutoCad, o usuário deve possuir conhecimentos básicos e o software instalado em sua máquina. Os participantes têm acesso a um e-book didático - registrado com o selo editorial do IFMG - e a um cronograma de execução das aulas.

O Programa +IFMG lançou turmas piloto para avaliar e ajustar os procedimentos didáticos, pedagógicos e tecnológicos, visando à otimização da aprendizagem. Para a decisão de quais cursos seriam ofertados, o diretor de Programas de Extensão do IFMG, Niltom Vieira Junior, afirma que o catálogo de cursos da plataforma levou em consideração uma série de fatores. “Pensamos em três formas: análise dos cursos mais procurados em plataformas similares de cursos massivos online, cursos sob demanda específica e cursos de demanda livre a serem propostos pelos servidores do IFMG ”, explicou o diretor, que ainda ressaltou quais cursos tem o maior número de inscritos. “Redação para o ENEM, Educação Inclusiva: Introdução ao Transtorno do Espectro Autista e Tecnologias na Educação: Docência e Tutoria EaD são os recordistas”, revelou. 

Próximos passos

Para os próximos meses, a plataforma espera lançar novos cursos que atualmente estão em fase de testes. Eles são: JavaScript (Básico e Avançado), Algoritmos e Programação (Básico e Avançado), Python (Básico e Avançado), Programação Web (Básico e Avançado), Big Data (Básico e Avançado), Programação para Dispositivos Móveis (Básico e Avançado), Programação.Net (Básico e Avançado) e Web Design. Todos possuem carga horária de 40 horas e certificação de conclusão.  

Todas as vídeo-aulas estão disponíveis no Canal do Youtube e para ter acesso às atividades, ao e-Book e a certificação é necessário realizar a inscrição gratuitamente na plataforma +IFMG

Outra novidade é que os cursos também estão disponíveis na versão mobile. Os usuários de Android podem fazer download do aplicativo diretamente na Play Store. Para os usuários de iOS, a versão ainda está em fase de desenvolvimento e a expectativa é que o aplicativo seja lançado no segundo semestre de 2022.

Saiba mais:

Plataforma +IFMG lança cursos online gratuitos

Acesse a Plataforma +IFMG

registrado em: