Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação IFMG propõe parceria com ambientes de inovação

Polo de Inovação IFMG propõe parceria com ambientes de inovação

Reunião entre Polo e IFMakers do IFMG abordou a atuação conjunta, com vistas à consolidação da cultura de inovação e empreendedorismo no Instituto
publicado: 18/05/2023 13h28, última modificação: 18/05/2023 13h28

Representantes do Polo de Inovação IFMG realizaram reunião virtual com membros de ambientes de inovação do IFMG (IFMakers) para tratar sobre parceria de colaboração. O objetivo é promover prospecção conjunta de empresas entre o Polo IFMG e os IFMakers. Estiveram representados os ambientes de inovação de de Ouro Preto; dRibeirão das Neves (Ápice) de Formiga (Liceu LabMaker).

O encontro virtual, organizado pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Polo, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni, foi realizado em 12 de maio. Conforme explicou o gestor, a intenção é criar uma série de incentivos para os ambientes IFMakers que atuarem como colaboradores do Polo IFMG. Novas reuniões serão agendadas para que os detalhes dessa parceria sejam definidos.

IFMaker

O IFMaker é um ambiente que conjuga objetos físicos com softwares onde todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos consolidando a cultura "mão na massa". É um espaço ideal para o desenvolvimento de artesanato, eletrônica, impressão 3D, marcenaria, metalurgia, robótica e o uso de máquinas CNCs (Computer Numeric Control, ou Controle Numérico Computadorizado).

O espaço de inovação tem como objetivo disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker (fazer), ancorado na cultura DIY ("do it yourself ", em português, "faça você mesmo), visando auxiliar os professores e técnicos administrativos no desenvolvimento da cultura de aprender na prática (do termo em inglês "learning by doing"). O intuito é levá-los a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e as atividades práticas como suporte ao ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, permitindo que o estudante seja protagonista neste processo, ao mesmo tempo em que se envolve com as necessidades da região.

Investimento em inovação

Em outubro de 2022, o Polo IFMG doou R$ 45 mil em equipamentos para o Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (Liceu LabMaker), de Formiga. O laboratório é composto por um grupo de 14 pessoas, incluindo docentes, técnicos administrativos e estudantes, que têm atuam no objetivo de ser um espaço de fomento à cultura empreendedora, visando à consolidação de um ecossistema de inovação na região. Além disso, o ambiente colabora para o fortalecimento de atividades extensionistas, como eventos e suporte aos empreendedores (potenciais e estabelecidos), e para as ações de ensino e pesquisa, consolidando o tripé de atuação das instituições de ensino superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Fonte: Comunicação Polo IFMG