Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação IFMG passa por nova avaliação e se torna unidade Embrapii
conteúdo

Notícias

Polo de Inovação IFMG passa por nova avaliação e se torna unidade Embrapii

Como unidade Embrapii, o polo terá novas metas e desafios a cumprir, conforme prevê o Plano de Ação 2022-2027 apresentado para o recredenciamento.
publicado: 21/01/2022 07h46, última modificação: 12/03/2024 09h46

O Polo de Inovação IFMG passou por nova avaliação de desempenho da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e obteve autorização para funcionar pelos próximos seis anos como unidade Embrapii. Desde o seu primeiro credenciamento em 2015, o Polo IFMG passou pelas fases de “estruturação” e “consolidação” até chegar ao atual momento como uma unidade definitiva Embrapii. A aprovação do novo credenciamento ocorreu no final do ano passado.

Como unidade Embrapii, o Polo de Inovação terá novas metas e desafios a cumprir, conforme prevê o Plano de Ação 2022-2027 apresentado para o recredenciamento. A área de atuação do Polo IFMG é em “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”, com as seguintes sublinhas: “Sistemas Automotivos e Transportes” e “Otimização de processos e ativos móveis”. Até o momento, seis projetos já foram finalizados e dois estão em andamento.

Modelo de negócios Embrapii

Em dezembro de 2015, o Polo de Inovação IFMG, que está localizado no Campus Formiga, firmou termo de cooperação com a Embrapii para atuar em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o setor industrial. O modelo de negócios do Polo IFMG e Embrapii permite agilidade e flexibilidade aos projetos de inovação. O custeio dos contratos funciona da seguinte forma: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii e os outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.

Por meio do modelo Polo/Embrapii, professores experimentam seus conhecimentos e estudantes aprimoram o aprendizado. Várias mentes pensantes que criam o ambiente perfeito para as descobertas de novas tecnologias veiculares e de mobilidade. Isso permite

Como contratar o Polo IFMG

Para que a empresa consiga contratar um projeto pelo modelo de negócios Embrapii, algumas características e requisitos devem ser atendidos:

  • Execução por equipe de pesquisadores do IFMG;
  • Execução sob acordo de confidencialidade;
  • Negociação direta com o Polo de Inovação IFMG, sem editais ou autorizações governamentais;
  • Gestão dos recursos financeiros feita pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que cuida da parte financeira dos projetos;
  • Propriedade intelectual definida em contrato, com o auxílio do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG (NIT).


Requisitos

A empresa parceira deve possuir CNAE industrial nas faixas 5 a 33, 62.01-5 e 62.03-1 (ou adequá-lo no decorrer do desenvolvimento do projeto).

Como participar?

Entre em contato com a equipe do Polo de Inovação IFMG:
prospeccao.polo@ifmg.edu.br
37 3322-8529 / 31 98461-7278

(Texto: Polo de Inovação IFMG)