Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação IFMG assina contratos com empresas do Espírito Santo e do Amapá

Dois novos contratos foram firmados recentemente, expandindo a atuação do Polo. Projetos totalizam R$840 mil, custeados em parceria pelo IFMG, Embrapii e parceiros envolvidos
publicado: 17/08/2023 17h17, última modificação: 07/03/2024 08h52

As atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas pelo Polo de Inovação IFMG têm percorrido longas distâncias e chegado a outros estados do país. De Minas Gerais, onde o Polo IFMG está localizado, para Macapá, capital do Amapá, onde está instalada a empresa Ecológica Soluções Sustentáveis. É de lá o 14º contrato formalizado pelo Polo. Já o 15º contrato vem da cidade de Vitória, no Espírito Santo, com a empresa Aratu. Os dois contratos foram assinados no dia 4 de agosto.

Ecosmart

O projeto que será trabalhado com a Ecológica Soluções Sustentáveis foi nomeado de “Ecosmart”. Seu objetivo é o desenvolvimento de um sistema de cobrança pela prestação de serviço de manejo de resíduos, utilizando uma rede local de destinação de resíduos (próprio e/ ou em parceria).

Os pesquisadores envolvidos no projeto são de três campi diferentes. Do Campus Betim, atua o docente Virgil Del Duca Almeida, que será o coordenador do projeto. De Santa Luzia, vem o professor Felipe Monteiro Lima. E do Campus Formiga, o docente é o Gustavo Lobato, que será o gestor do projeto. Além dos pesquisadores, quatro alunos serão selecionados para participarem do desenvolvimento do projeto.

O “Ecosmart” terá duração de 18 meses contados a partir da assinatura do contrato. O valor do projeto  - R$327 mil - foi dividido em quatro partes: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação IFMG e a empresa Ecológica Soluções Sustentáveis. O projeto também contou com o financiamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Sistema inteligente

Por sua vez, o projeto que será trabalhado com a empresa Aratu Tecnologias Ambientais foi nomeado de “Sistema inteligente para análise de dados e tomada de decisão em modelagem Euleriana e Lagrangeana”. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema para análise de dados, previsão e tomada de decisão relativo a fator de emissão de material particulado sobre o modelo de processo a ser estudado.

O projeto terá duração de dois anos e será coordenado pelo docente/pesquisador Ivan Reinaldo Meneghini, que trabalhará ao lado de outro pesquisador, o professor Thiago Henrique Barbosa de Carvalho Tavares, ambos do Campus Ibirité. O docente Gustavo Lobato, de Formiga, será o gestor do projeto. Além disso, quatro alunos serão selecionados para participarem do projeto.

Com valor de R$ 516,9 mil, este projeto de inovação foi divido em quatro partes: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii, e outros dois terços caberão ao Polo de Inovação IFMG e à empresa Aratu. Também este projeto contou com financiamento do Sebrae.

Parceria recorrente

É a segunda vez que o Polo IFMG desenvolve projetos de inovação com docentes/pesquisadores que atuam no Campus Ibirité. O primeiro projeto com professores e alunos desse campus foi o "Sistema de Controle, Automação e Configuração de um Rastreador Solar Fotovoltaico", desenvolvido com a empresa Infinite Photon, de Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais.

Participaram do projeto com a empresa Infinite Photon: o professor Carlos Dias (coordenador), os pesquisadores Mateus Andrade Ferreira e Pedro Henrique Ferreira Machado, e os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação Pedro Ramos, Pedro Lucas, Gabriel Henrique, Lucas Gonçalves e Renan Canuto Cunha.

De Minas para o Brasil

A distância geográfica não impediu que o Polo de Inovação IFMG chegasse a outros estados do país. A Aratu representa o terceiro projeto em que o Polo IFMG assina contrato com empresa de outro estado. O segundo projeto foi com a empresa Ecológica Soluções Sustentáveis, que está localizada em Macapá, capital do Amapá. Já o primeiro projeto com empresa de outro estado foi com a Isobloco, sediada no município de Marechal Deodoro, em Alagoas.

O Polo IFMG é credenciado pela Embrapii para atuar em projetos de inovação em parceria com empresas na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”.

Fonte: Comunicação Polo IFMG

registrado em: