Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo IFMG passa por avaliação de 7 anos como unidade Embrapii

Polo IFMG passa por avaliação de 7 anos como unidade Embrapii

Visita do avaliador in loco ocorreu em meados de setembro.
publicado: 25/09/2023 13h38, última modificação: 06/03/2024 16h26

Neste mês de setembro, o Polo IFMG recebeu a visita de um avaliador da Embrapii, destacado especialmente para conhecer e avaliar as atividades desenvolvidas e os projetos já executados pela unidade - que é credenciada desde 2015 pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolver projetos de inovação com empresas. Conforme o Manual de Operações Embrapii, o modelo da associação contempla avaliações parciais da unidade a cada dois anos.

O avaliador, João Netto, permaneceu no Polo IFMG por dois dias - 13 e 14 - onde reuniu-se com os integrantes da equipe para conhecer suas respectivas atividades. Estiveram presentes o diretor-geral, Alexandre Pimenta, a futura diretora Paloma Lima; o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni; a equipe da Seção Administrativa, composta pela coordenadora Cíntia Ammária e pelos servidores André Luiz da Silva e Giego Alves de Souza; além dos  professores visitantes Gláucia Maria de Carvalho Cota e Éder Júnior Alves. O avaliador também teve oportunidade de assistir o novo vídeo institucional e uma apresentação sobre a unidade.

Seis projetos, entre os já concluídos pelo Polo IFMG, foram avaliados. Também houve entrevistas com alguns coordenadores, como os pesquisadores Patrick Santos de Oliveira (Sistema de Comunicação para otimização de processo de produção de concertina), Manoel Pereira Júnior (Monitoramento Inteligente de Elevadores Prediais) e Carlos Dias da Silva Júnior (Desenvolvimento de Sistema de Controle, Automação e Configuração de um Rastreador
Solar Fotovoltaico).

O parecer atual considera o período de dezembro de 2020 a dezembro de 2022. Desde o início deste ano, a equipe do Polo IFMG vem respondendo a questionários enviados pela Embrapii, organizando documentos no sistema eletrônico da Empresa e orientando alunos e pesquisadores que participaram de projetos.

Programa de excelência

Em julho de 2023, o Polo de Inovação IFMG foi selecionado para participar do Programa de Excelência da Embrapii. Na ocasião, a consultora de Excelência em Prospecção, Patrícia Santos, reuniu-se com a equipe para dar início à atividade de “Diagnóstico das práticas de prospecção da unidade”. O Sistema de Excelência Operacional Embrapii (EOE) é referência para sistemas de gestão, específico para as instituições de pesquisa apoiadas e descreve requisitos operacionais para uma unidade de forma a  contribuir para a realização dos objetivos do sistema da associação brasileira de pesquisa.

Metas

As ações da Embrapii são orientadas por um conjunto de indicadores de desempenho e de metas que deve ser seguido pelas unidades credenciadas. O Polo IFMG atingiu 97% das metas em quadro de indicadores. Dos 14 indicadores, em sete deles o Polo chegou ao percentual máximo, que é de 100%.

Em outros quatro indicadores, o desempenho quase atingiu 100%, variando de 94% a 97%. E, em apenas dois indicadores, os números ficaram na casa dos 80%, oscilando entre 80% a 85%, o que já corresponde a um bom resultado, tendo em vista que esses números em específico tendem a aumentar, já que novos contratos serão firmados ainda neste ano.

Desde o seu credenciamento, o Polo IFMG passou por diversas fases, de estruturação e de consolidação, até se tornar uma unidade da Embrapii.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Polo IFMG

registrado em: ,