Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiros Cuidados Psicológicos é tema de palestra para servidores

Acontece nos Campi

Primeiros Cuidados Psicológicos é tema de palestra para servidores

"Os primeiros cuidados psicológicos no ambiente escolar: Qual o meu papel? Como eu devo proceder?". Evento foi realizado pelo Campus Betim em 24 e 25 de abril
publicado: 26/04/2023 08h59, última modificação: 26/04/2023 08h59

Nos dias 24 e 25 de abril, professores e técnicos-administrativos do Campus Betim participaram da palestra "Os primeiros cuidados psicológicos no ambiente escolar: Qual o meu papel? Como eu devo proceder?", conduzida pela psicóloga Marcelle Barros, do Campus Sabará, em colaboração técnica com o Campus Betim.

Os Primeiros Cuidados Psicológicos (PCPs) são ferramentas de suporte emocional oferecidas às pessoas em casos de urgência e emergência emocional de forma individual ou coletiva em situações de tragédias, desastres ou crises. Em sua apresentação, Marcelle explicou que muitas vezes os estudantes identificam em professores e técnicos uma pessoa de referência, de confiança, sendo necessário estar atento a sintomas de sofrimento emocional. "É importante esclarecer que os PCPs podem ser praticados por qualquer pessoa e não somente profissionais da área da saúde. Ao realizar o acolhimento do estudante, demonstrar disponibilidade em dialogar e estar presente, o servidor pode evitar o agravamento de situações em diversos contextos", explicou.

A professora Manuella Felicíssimo elogiou a iniciativa. "Além de me sentir mais preparada, por receber orientações fundamentais sobre como agir nessas situações, também me senti acolhida pela Instituição. Nós servidores também estamos vulneráveis e é importante saber que o Campus Betim está atento a esse contexto. Espero que outras iniciativas sejam promovidas pelo campus", comentou a docente.

A técnica Jéssica Soares destacou a importância dessa capacitação, que permitirá o melhor acolhimento dos discentes. "Compartilhar esse conhecimento com toda a comunidade é essencial. Mesmo os servidores que atuam nas áreas administrativas, mais distantes do dia a dia com estudantes, precisam ter acesso a essas informações para prestarem apoio quando necessário", explicou a servidora lotada na Diretoria de Administração e Planejamento.

O diretor geral, professor Welinton, ressaltou que a atividade foi idealizada em ação conjunta da Diretoria Geral, Direção de Ensino e Seção de Apoio Educacional. "No início do mês, em virtude dos episódios de violência e ameaças a escolas, observamos a necessidade de promover ações nesse difícil contexto. Temos uma grande preocupação com a nossa comunidade e encontrar momentos para aprender e compartilhar experiências foi muito importante", observou.

Durante a palestra também foi reforçada a divulgação do Ofício Circular no 39/2023/RE-GAB, que orienta sobre procedimentos a serem adotados em situações de risco de violência nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como a cartilha "Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar", divulgada pelo Ministério da Educação.

Fonte: Comunicação Campus Betim

registrado em: