Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2022/1: alteração dos editais

Processo Seletivo 2022/1: alteração dos editais

O IFMG publicou nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, novas versões dos editais do vestibular de cursos superiores e técnicos para o primeiro semestre de 2022. A principal mudança diz respeito à avaliação de desempenho escolar dos candidatos aos cursos técnicos integrados, que passa a usar as notas do 6º e 7º anos. Confira as regras gerais da seleção.
publicado: 30/09/2021 19h19, última modificação: 09/03/2024 10h05

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeves) publicou nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, novas versões dos editais do processo seletivo dos cursos técnicos e superiores para o primeiro semestre letivo de 2022. Devido a ajustes, os editais publicados anteriormente, no dia 24 de setembro, foram cancelados. As mudanças, porém, abrangem apenas três pontos principais, confira:

1) Na seleção para os cursos técnicos integrados, passam a valer as notas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Na prática, significa que o documento apresentado durante a inscrição precisa ter as notas dessas séries (e não mais do 7º e 8º). Será avaliado o desempenho em Português e Matemática. A documentação para comprovação, que precisa ser inserida no sistema de inscrições, deve ser obtida na escola de origem do candidato;

2) O prazo para solicitar isenção de taxa, que era até 18 de outubro, foi ampliado até 22 de outubro;

3) Os candidatos do Campus Sabará devem ficar atentos ao novo horário de oferta dos cursos superiores de Sistemas de Informação (Matutino) e Tecnologia em Logística (Noturno).

ACESSE OS EDITAIS ATUAIS

Edital 60 - Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes (publicado em 30 de setembro de 2021)

Edital 61 Cursos Superiores (publicado em 30 de setembro de 2021)

ACESSE OS ANEXOS EDITÁVEIS

Formulário de solicitação de atendimento por nome social

Termo de Escola Pública

Termo de Comprovação de Renda

Documentos para comprovação de renda

Declaração de Política de Reserva de Vagas

Formulário de Autodeclaração Étnico-Racial

Declaração de pertencimento Étnico-Indígena

Declaração para candidatos aos cursos técnicos integrados

Anexo IIA- Específico para isenção de taxa de inscrição - Cursos técnicos

Anexo IIA- Específico para isenção de taxa de inscrição - Cursos graduação

Declaração de notas para inscrição Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (PDF)

Declaração de notas para inscrição Cursos de Graduação (PDF)

Declaração de notas para inscrição Cursos Subsequentes (PDF)

Regras gerais do Processo Seletivo 2022/1

Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.

Esta edição do vestibular oferece vagas em todos os 18 campi do IFMG. O sistema estará disponível para inscrições no período de 4 de outubro a 4 de novembro e o período para solicitar isenção de taxa de inscrição vai até 22 de ouutbro. O valor da taxa é de R$20.

CURSOS TÉCNICOS
São ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir o Ensino Fundamental até a data de matrícula) e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.

CURSOS SUPERIORES
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.
A seleção se dará de três formas:
1) Aproveitamento de notas do Enem
, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021).
2) Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente.
3) Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Atenção!

Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos junto às escolas de origem do candidato e inseridos o sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.

IFMG publica regras do processo seletivo 2022