Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2º semestre: últimos dias
conteúdo

Notícias

Processo Seletivo 2º semestre: últimos dias

Os interessados em concorrer a uma vaga para ingressar nos cursos técnicos e superiores do IFMG ainda em 2021 têm até dia 21 de junho para se inscrever. São ofertadas mais de 450 vagas, em cinco campi. Confira.
publicado: 16/06/2021 10h58, última modificação: 16/06/2021 10h58

destaque reitoria.jpg

Terminam na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, as inscrições do processo seletivo que seleciona estudantes para ingressar no IFMG no 2º semestre letivo deste ano. São mais de 450 vagas em cursos gratuitos nos campi: Bambuí, Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. Estão disponíveis cursos superiores e técnicos – concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25.

Em função da pandemia, a seleção para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio se dará por meio de análise do desempenho escolar. Para os cursos de graduação, não houve mudança: podem ser usadas as notas do Enem dos últimos três anos (2018-2019-2020).

COMO SE INSCREVER

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio: É necessário estar no 1º ou 2º ano do Ensino Médio em outra instituição de ensino, pois nessa modalidade o estudante fará o curso técnico simultaneamente, no IFMG. Para a inscrição no Processo Seletivo, providenciar, junto à escola, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Congonhas: Técnico Concomitante em Edificações | Técnico Concomitante em Mineração
Ibirité: Técnico Concomitante em Mecatrônica | Técnico Concomitante em Energia Renovável | Técnico Concomitante em Automação Industrial

Cursos técnicos subsequentes ou pós-médio: Nessa modalidade, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula. Para a inscrição no processo seletivo, é necessário um documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio.
Bambuí: Técnico Subsequente em Agropecuária
Congonhas: Técnico Subsequente em Mecânica
Ouro Preto: Técnico Subsequente em Edificações | Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho

No ato da inscrição, será necessário preencher o campo específico com as notas e anexar o documento digitalizado. Para a classificação, o próprio sistema irá gerar a média simples das notas obtidas nas duas disciplinas.

Documentos para comprovação de desempenho escolar na inscrição
a) Histórico Escolar;
b) Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim escolar/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental para os cursos Técnicos Concomitantes e Ensino Médio para os cursos Técnicos Subsequentes (desde que apresentem as notas obtidas no Ano avaliado ou Ano correspondente).
c) Declaração escolar, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática ao final do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental, ou Ano/Série correspondente, para os cursos Técnicos Concomitantes e as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática ao final do 1º e 2º Anos do Ensino Médio ou Ano/Série correspondente, para os Cursos Técnicos Subsequentes.
• É necessário providenciar somente uma dessas opções de documento.
• Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, disponível no edital.

Cursos superiores - O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Para participar do processo seletivo, é preciso ter feito as provas do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2018, 2019 ou 2020, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.
Congonhas: Engenharia Mecânica Bacharelado
Ouro Preto: Gestão da Qualidade Tecnológico
Ribeirão das Neves: Processos Gerenciais Tecnológico | Administração Bacharelado

Ações afirmativas - Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadrarem nos demais grupos de cotas. Leia mais.

Regras gerais - As regras do Processo Seletivo 2021/2 oferta estão elencadas em três editais, cuja leitura pelos candidatos é obrigatória. Acesse aqui.

ACESSE E INSCREVA-SE: processoseletivo.ifmg.edu.br 

Nesse endereço, é possível se informar também sobre o número de vagas em cada curso, como funciona o sistema de cotas e todo o cronograma do vestibular. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.