Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo para cursos técnicos e superiores: inscrições abertas

Processo Seletivo para cursos técnicos e superiores: inscrições abertas

Está aberto o período de inscrições para os cursos do IFMG com início no segundo semestre. São ofertadas cerca de 400 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos, para quem já concluiu ou está fazendo o Ensino Médio.
publicado: 20/04/2023 09h10, última modificação: 25/04/2023 15h47

Estão abertas, de 20 de abril a 22 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2º semestre do IFMG, para os cursos técnicos e superiores. Os interessados em ingressar em um dos 11 cursos presenciais oferecidos nos campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves devem conferir as regras nos editais e se inscrever exclusivamente pela internet.

HOTSITE DO PROCESSO SELETIVO

INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO

Para o processo seletivo deste semestre, serão disponibilizadas 397 vagas em cursos técnicos e de graduação. Os cursos técnicos serão oferecidos nas modalidades concomitante e subsequente. Na modalidade concomitante, o candidato pode fazer o curso técnico no IFMG enquanto cursa o Ensino Médio em outra escola. Já na modalidade subsequente, a formação é destinada a quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio e procura formação profissionalizante. No Ensino Superior, também destinado a quem já terminou o Ensino Médio, existem opções de bacharelado ou tecnologia - esta última, uma formação mais rápida e prática.

Vagas ofertadas

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES*
Automação Industrial 40 vespertino (tarde) Ibirité
Edificações 35 vespertino (tarde) Congonhas
Mecatrônica 40 vespertino (tarde) Ibirité
Mineração 35 vespertino (tarde) Congonhas
Sistemas de Energia Renovável 40 vespertino (tarde) Ibirité
*opção para quem está fazendo o Ensino Médio em outra escola e quer ingressar no técnico do IFMG

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES*
Edificações 25 noturno Ouro Preto
Mecânica 35 noturno Congonhas
Segurança do Trabalho 36 noturno Ouro Preto
*opção para quem já concluiu o Ensino Médio e procura formação profissionalizante.

CURSOS DE GRADUAÇÃO*
Administração 40 noturno Ribeirão das Neves
Tecnologia em Gestão da Qualidade 36 noturno Ouro Preto
Tecnologia em Processos Gerenciais 35 noturno Ribeirão das Neves
*opção para quem já concluiu o Ensino Médio e procura formação superior (parte das vagas será ofertada via Sisu)

Seleção

O processo seletivo para os cursos técnicos ocorrerá com a aplicação de uma prova presencial, que será realizada no dia 18 de junho. Já para os cursos de graduação, são duas opções: aproveitamento da nota do Enem ou análise de histórico escolar e redação on-line. A segunda opção valerá somente para dois cursos do Campus Ribeirão das Neves (Administração e Processos Gerenciais).

Durante a inscrição, é necessário que o candidato informe seu CPF, um endereço de e-mail válido e um documento de identidade oficial. Para se inscrever, há uma taxa de R$ 20,00 - a isenção desse valor pode ser solicitada entre 20 de abril e 3 de maio, pelos candidatos que atendam aos requisitos dos editais (veja item 6).

O candidato também precisa optar por uma das modalidades de vagas de ações afirmativas (cotas) ou pela ampla concorrência (A0). É importante seguir corretamente as instruções sobre tipos de vagas disponíveis nos editais, pois os aprovados terão que comprovar, no ato de matrícula, o atendimento aos requisitos da vaga para a qual se inscreveram.

Confira mais informações nos editais:
• Edital Cursos Técnicos nº 31/2023
• Edital Cursos de Graduação nº 30/2023

Para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, o IFMG disponibiliza o e-mail vestibular@ifmg.edu.br e o telefone (31) 2513-5180. É importante lembrar que a leitura dos editais é obrigatória, e os candidatos devem se atentar às regras e prazos estabelecidos.

ACESSE O SITE PARA INSCRIÇÕES:
HOTSITE DO PROCESSO SELETIVO - CLIQUE AQUI
• Cursos técnicos