Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor realiza pesquisa em Portugal com foco em otimização topológica aplicada em problemas de engenharia de estruturas

Pesquisa do docente do Campus Betim, Hélio Simonetti, tem contribuição do vice-reitor da Universidade de Lisboa, Vitor Leitão. O professor do IFMG foi selecionado para intercâmbio via Programa Internacionaliza.
publicado: 18/05/2023 13h54, última modificação: 06/03/2024 16h58

Aprovado no último edital do Programa Internacionaliza com foco em pesquisadores (Edital 43/2022), o professor Hélio Simonetti, do Campus Betim, está desenvolvendo no Instituto Superior Técnico de Lisboa, a pesquisa "Topology Optimization: Applications of LSM and SESO in the Generation of three-dimensional strut-and-tie models" (Otimização de Topologia: Aplicações de VFLSM e SESO na Geração de Modelos Tridimensionais de Bielas e Tirantes, em tradução livre).

O estudo é fruto de parceria com os professores Vítor Leitão, do Instituto Superior Técnico de Lisboa (ISTL); Valério Silva Almeida, da Universidade de São Paulo (USP); Virgil Del Duca Almeida, do IFMG Campus Betim e Luttgardes de Oliveira Neto, da UNESP - Bauru.

Há quase dois meses em Portugal, o professor Simonetti tem se dedicado na comparação de dois métodos de otimização topológica: o SESO (método discreto) e o VFLSM (método contínuo) e no estudo de uma metodologia inovadora para geração automatizada de modelos de bielas e tirantes. A pesquisa tem o objetivo de auxiliar os profissionais de engenharia a localizar nas estruturas, as regiões onde o sistema estrutural está tracionado (tirantes) e onde está comprido (bielas), de forma a garantir a melhor região onde se deve fazer o reforço, determinando a segurança e eficiência das estruturas em concreto.

Segundo o docente, o objetivo é encontrar a melhor maneira de reforçar o concreto para tornar as estruturas mais fortes e seguras. “O modelo de bielas e tirantes oferece uma abordagem simplificada para projetar e analisar regiões complexas de tensões concentradas, permitindo uma compreensão mais clara do comportamento estrutural nessas áreas críticas. Ele é amplamente utilizado em projetos de estruturas de concreto armado”, explicou.

Participando pela primeira vez de um programa de mobilidade acadêmica, o docente ressaltou a importância dessa experiência que se encerrará no início de junho de 2023. “O intercâmbio é porta de entrada na comunidade científica internacional. E, apesar de ter vários artigos publicados, eu ainda não conhecia nenhuma universidade na Europa. Já em termos de pesquisa, acredito que a troca de aprendizado com o professor Vitor Leitão foi importante para conclusão do trabalho”, destacou.

Sobre planos futuros, o professor Simonetti já ‘mira’ em um tradicional evento científico das áreas de Ciências e Engenharias. “Tenho em desenvolvimento um projeto de pesquisa que produzirá um artigo cujo resumo já foi submetido ao XLIV Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE 2023), que este ano será realizado em novembro, no Porto, em Portugal”, disse ele que ainda aguarda a aprovação final.

Mobilidade acadêmica internacional

O IFMG, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DIR), tem investido constantemente em editais que proporcionem a vivência internacional de estudantes e professores em instituições acadêmicas renomadas pelo mundo. No edital 43/2022, por exemplo, o IFMG investiu mais de R$100 mil em bolsas para custear parcialmente as despesas como: alimentação, acomodação, seguro de viagem internacional e passagens aéreas durante 60 dias.

No total, cinco docentes foram contemplados com bolsas DES de até R$ 22.045. Os selecionados foram: Caroline Delpupo Souza, do Campus Ouro Preto; José Costa Júnior, do Campus Ponte Nova; Fernanda Nunes Cabral, do Campus Bambuí e Breno Luiz Thadeu da Silva, do Campus Santa Luzia. (confira aqui o resultado final do Edital 43/2022).