Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Ouro Preto é reeleito secretário regional adjunto da SBPC-MG

Acontece nos Campi

publicado: 12/07/2023 14h25, última modificação: 07/03/2024 09h51

Pedro Luiz Teixeira de Camargo, docente da área de Geografia do IFMG - Campus Ouro Preto, foi reeleito como secretário regional adjunto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Minas Gerais (SBPC-MG).

Filiado à SBPC desde 2011, o professor tem sido um membro ativo da organização, atuando na entidade de maneira ininterrupta e participando de todas as reuniões anuais. Eleito pela primeira vez como secretário regional adjunto em 2021, o docente vem trabalhando ao lado da secretária regional Cristiana Alves de Brito, pesquisadora da Fiocruz MG, também reeleita. “Temos organizado, desde então, diversas ações em defesa da ciência mineira e em comemoração a várias datas relevantes da Ciência, como o dia da pesquisadora e do pesquisador, a marcha da ciência e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, conta.

Pedro Camargo afirma que se sente honrado por ser reeleito: “A filiação à SBPC tem sido uma parte essencial da minha trajetória acadêmica e científica. Estar envolvido com a entidade me permite contribuir ativamente para a defesa e promoção da ciência em nosso estado".

Diante do cenário de embates contra a ciência experimentado pelo Brasil nos últimos anos, o docente destaca que um dos maiores desafios da SBPC-MG será combater o negacionismo e os ataques à ciência como método. "O desafio que a SBPC-MG traz para esse novo período é exatamente o de dialogar com a sociedade mostrando a importância da Ciência para a melhora do povo, combatendo o obscurantismo e mostrando a importância das pesquisas científicas para toda a sociedade. Um bom exemplo disso foram as vacinas contra a COVID, produzidas de maneira séria e eficaz em tempo recorde, ou seja, se não fossem os cientistas que se debruçaram neste desafio por noites a fio, talvez ainda estivéssemos todos isolados até hoje", ressalta.

O professor destaca, também, a relevância de haver um docente do Campus Ouro Preto na SBPC-MG: "Penso que a eleição de um docente/pesquisador do IFMG para a SBPC não é uma vitória de um campus, mas a vitória de toda a nossa instituição que tem lutado, mesmo com os ataques a educação que vivemos nos últimos seis anos, de maneira ímpar por um ensino público, gratuito, laico e de qualidade para todos. Essa vitória mostra a força da nossa instituição em MG e, mais do que isso, o respeito que o IFMG tem na comunidade acadêmica como referência na área técnica e tecnológica".

O novo mandato de dois anos do professor terá início no final deste mês, quando tomará posse durante reunião anual da SBPC, com término em julho de 2025.

Fonte: Comunicação Campus Ouro Preto

registrado em: ,