Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Ribeirão das Neves tem tese vencedora em premiação da Capes
conteúdo

Acontece nos Campi

Professora do Campus Ribeirão das Neves tem tese vencedora em premiação da Capes

Juliana Ventura de Souza Fernandes foi a vencedora na área de História. Prêmio seleciona anualmente as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC em 49 áreas
publicado: 30/09/2021 17h43, última modificação: 13/03/2024 11h14

A tese da professora Juliana Ventura de Souza Fernandes, do Campus de Ribeirão das Neves, foi a vencedora do Prêmio CAPES de Teses (2021), na área de História.

O prêmio seleciona anualmente as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC em 49 áreas. Para a seleção, são levados em conta critérios como a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Os autores das teses premiadas recebem certificado de premiação, medalha e bolsa para realização de estágio pós-doutoral.

Intitulada “A ‘Guerra dos 18 anos’ – repertórios para existir e resistir à ditadura e a outros fins de mundo. Uma perspectiva do povo indígena Xakriabá e suas cosmopolíticas de memória”, a tese vencedora é fruto de uma pesquisa documental e trabalho de campo realizado pela professora Juliana em parceria com o povo indígena. Trata-se de um estudo da ditadura militar (1964-1988) a partir do ponto de vista Xakriabá, cuja indianeidade foi negada pelo Estado brasileiro até os anos 1970. A tese se dedica também a analisar as incidências e efeitos dessa experiência entre os Xakriabá no presente.

Defendido no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, o trabalho contou com a orientação da professora Miriam Hermeto de Sá Motta.

 

Informações - Comunicação Campus Ribeirão das Neves