Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus São João Evangelista é indicada a dois prêmios nacionais
conteúdo

Notícias

Professora do Campus São João Evangelista é indicada a dois prêmios nacionais

Premiação elege as melhores pesquisas de doutorado defendidas em 2020
publicado: 29/06/2021 10h49, última modificação: 13/03/2024 13h23

Com a tese de doutorado “Dinâmica relacional da implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos Institutos Federais Brasileiros", a professora do Campus São João Evangelista, Kátia de Fátima Vilela está concorrendo aos prêmios ‘Prof. Evaristo Marzabal Neves’ - promovido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) - e ao prêmio ‘Augusto Tavares’, de iniciativa da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP) na categoria melhor tese de doutorado em Administração Rural. 

Os prêmios visam estimular a pesquisa, a produção acadêmica e a difusão do conhecimento e sua aplicabilidade junto à realidade brasileira. A tese indicada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Em sua pesquisa de doutorado, a professora Kátia analisou a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos Institutos Federais (IFs), tendo como objeto de estudo a implementação do programa no IFMG Campus São João Evangelista e no IFBaiano Campus Senhor do Bonfim. 

Segundo a autora, a preocupação com a alimentação escolar tem sido foco de estudos de diversos pesquisadores e de discussões sobre agendas políticas em muitos países. “No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a mais antiga política de alimentação escolar. E o programa passou por diversas reformulações, atualizações e ampliações até que o PNAE contemplasse toda a rede pública de educação básica, criando, ainda, um novo mercado para os agricultores familiares, ao garantir que, no mínimo, 30% dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser utilizados para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar”, disse ela. 

Em relação ao PNAE nos institutos federais, a pesquisadora ressalta que o Campus São João Evangelista foi a primeira unidade acadêmica no IFMG a executar o PNAE. Já o Campus Senhor do Bonfim foi o primeiro campus do IF Baiano a conseguir executar o maior montante referente ao PNAE.  

Ao longo do estudo, a professora ainda investiga os entraves para a implementação do PNAE, além de analisar e identificar os atores envolvidos nesse processo. A tese completa está disponível no Repositório Institucional da UFV. Clique aqui para acessar.

SOBRE A AUTORA 

Kátia é professora do IFMG Campus São João Evangelista, doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré (ovFVC), graduada em Administração pela Faculdade Nova Serrana (FANS), tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB) e especialista em  Gestão de Pessoas.

SAIBA MAIS:

Campus distribui 5,5 toneladas de alimentos provenientes do PNAE aos estudantes

IFMG distribui mais de 135 toneladas de alimentos aos estudantes

IFMG avança na implementação do PNAE nos Campi

Conheça a Assistência Estudantil no IFMG