Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do IFMG tem artigo entre publicações mais baixadas em editora dos EUA

Acontece nos Campi

publicado: 14/05/2020 14h37, última modificação: 18/03/2024 08h00

Um artigo científico escrito pela professora Natália Risso Fonseca, do Campus São João Evangelista, está entre os mais baixados no site da editora Wiley, que tem sede em Nova Jersey, nos Estados Unidos. De acordo com a docente, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019, seu trabalho esteve entre os 10% com o maior número de downloads na página.

Intitulado “Transcriptome analysis of a powdery mildew pathogen (Podosphaera pannosa) infecting Eucalyptus urophylla: De novo assembly, expression profiling and secretome prediction”, o artigo é resultado da tese de doutorado de Natália, que também é engenheira florestal. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Viçosa, em parceria com pesquisadores do USDA Forest Service e do Colorado State University, ambas instituições americanas.

O trabalho consistiu na análise do transcriptoma do fungo fitopatogênico Podosphaera pannosa, causador da doença conhecida como oídio do eucalipto. O transcriptoma do patógeno foi sequenciado e montado através da tecnologia next generation sequencing (RNA-seq) e permitiu a identificação de genes codificadores de importantes enzimas envolvidas na infecção no hospedeiro, fornecendo base para estudos mais avançados sobre o patossistema.

Publicado na revista Forest Pathology em março de 2019, periódico editado pela Wiley, o artigo tem ganhado a visibilidade da comunidade científica de vários países do mundo e auxiliou a aumentar a divulgação da revista.

Clique para acessar o artigo!