Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora e aluna do Curso de Matemática do Campus Formiga apresentam trabalhos no VII CIEM

publicado: 22/10/2017 23h00, última modificação: 25/03/2024 12h15

CIEM-Canoas-03.pngO Campus Formiga esteve representado em participação e também em apresentação de trabalhos no VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM) realizado de 04 a 07 de outubro, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), na cidade de Canoas, RS.

A professora Lúcia Helena Costa Braz e a aluna Marina Andrade Alves da Silva apresentaram três trabalhos sendo eles “O uso de dobraduras na geometria plana”, “Geometria espacial no ensino médio: investigação sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem” e  “A contextualização no ensino de Matemática: concepções de professores que lecionam matemática no ensino médio nas escolas públicas de Formiga (MG)”.

Esse terceiro trabalho traz resultados parciais de um projeto de pesquisa que a professora Lúcia e a estudante Marina desenvolvem desde o ano passado. O projeto tem por objetivo geral analisar a forma como a Matemática vem sendo trabalhada nas avaliações ao longo do Ensino Médio nas escolas públicas da cidade de Formiga, em relação às questões do ENEM, que são contextualizadas e interdisciplinares. O trabalho apresentado traz as concepções que os professores de Matemática, que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga, têm acerca da contextualização no ensino de Matemática.

Para a professora Lúcia Helena: “Foi uma experiência e uma oportunidade incrível. Pude conversar e conhecer pessoalmente pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, além de participar de palestras e mesas redondas que tratavam de diversos assuntos relacionados ao Ensino de Matemática. Acredito que as trocas de experiências contribuirão para que minha prática esteja sempre em constante atualização, buscando, desta forma, o melhor para meus alunos e para o ensino de Matemática”.

Marina afirmou que: “Participar do CIEM me permitiu apresentar trabalhos que produzi na disciplina de estágio supervisionado e no Projeto de Pesquisa que participo. No Congresso também pude participar de um minicurso sobre Modelo de Van Hiele e assistir a diversas apresentações de trabalhos e mesas redondas que contribuíram para aprimorar meus conhecimentos sobre aspectos da didática e da profissão docente”.

Lúcia e Marina agradecem à Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do campus pelo auxílio financeiro concedido.

Fonte: (Comunicação Campus Formiga)

registrado em: