Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professoras e aluna do IFMG publicam e-book com curiosidades sobre a tabela periódica

Acontece nos Campi

Resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Bambuí, o material interativo pode ajudar estudantes no estudo contextualizado dos elementos químicos.
publicado: 30/06/2021 10h15, última modificação: 13/03/2024 13h24

As professoras do Núcleo de Química do IFMG - Campus Bambuí, Alda Santos e Vássia Soares, juntamente com a aluna Francielly Ribeiro, que cursa Agronomia, publicaram o e-book Tabela Periódica: curiosidades que você precisa saber sobre os elementos químicos. O material é resultado do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem para a contextualização e apoio ao ensino da Tabela Periódica”, que teve início em fevereiro de 2021.

Com 127 páginas, o livro digital tem como público-alvo professores e alunos do ensino médio e superior. Foi elaborado com o intuito de ser uma ferramenta útil de apoio ao ensino contextualizado da tabela periódica, um dos conteúdos mais importantes no estudo da química.

O e-book conta com uma tabela periódica totalmente interativa, onde são apresentadas três curiosidades sobre cada um dos 118 elementos. O acesso à página de informações de cada um deles ocorre de forma interativa. Ao clicar sobre o símbolo do elemento na tabela periódica disponível no menu principal (página 8), é feito o acesso direto na página específica.

Agora, o material será avaliado por professores de química atuantes em diferentes níveis de ensino, a fim de validar sua funcionalidade e aplicabilidade no ensino da tabela periódica. A expectativa é de que o e-book tenha uma boa aceitação dos docentes e que se torne uma ferramenta importante no ensino contextualizado desse conteúdo.

Baixe o e-book gratuitamente - clique aqui

Professora do Campus Bambuí desenvolve tabela periódica em Libras