Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Piumhi lançam livro sobre projeto que gerou depósito de patente

Acontece nos Campi

Trabalho desenvolvido por equipe de docentes do IFMG resultou em ventilador pulmonar mecânico de baixo custo que pode ser utilizado no tratamento da covid-19.
publicado: 03/06/2022 14h06, última modificação: 11/03/2024 14h04

A crise de saúde provocada pela pandemia da covid-19 instigou ainda mais a comunidade científica na busca por soluções inovadoras que pudessem ‘aliviar’ o sistema público de saúde naquele momento. Em 2020, o Campus Piumhi depositou patente para um ventilador pulmonar mecânico seguro, de baixo custo e com capacidade de atendimento múltiplo e individualizado de pacientes. Tal projeto é de autoria dos professores Felipe Alves, Pedro Luiz de Camargo e Humberto Melo, em parceria com o engenheiro mecânico Giovani de Miranda, da empresa Bureau Veritas.

Além da patente, o projeto também lançou, no último dia 24 de maio, o livro “Como criar um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo: respirador do IFMG - Campus Avançado Piumhi”, durante live da editora Escola Cidadã. O objetivo do livro é popularizar o respirador desenvolvido pela equipe do Campus Piumhi para todas as instituições de pesquisa e inovação do país.

O protótipo do ventilador pulmonar mecânico de baixo custo está localizado no Campus Piumhi e, segundo o professor Pedro Camargo, os testes já foram realizados com sucesso.

De acordo com os idealizadores, os professores Pedro Camargo e Felipe da Silva, a ideia do ventilador pulmonar partiu da necessidade de auxiliar as pessoas que passavam por dificuldades respiratórias em decorrência da pandemia da covid-19. A patente do respirador está registrada sob o número BR 10 2020 009390 8. “O livro irá contribuir com a formação de novos cientistas, além de promover o fomento à pesquisa, inovação, cultura maker e ao trabalho em equipe dentro dos campus”, disse o autor ao reafirmar a importância da valorização da ciência brasileira.

O livro é uma realização dos professores Felipe da Silva, Pedro Camargo e Humberto Coelho, com a participação dos estudantes Gabriel Soares e Daniely de Fátima, do curso de Engenharia Civil.  Atualmente, a obra pode ser encontrada para venda no site da Editora Escola Cidadã em formato físico e, em breve, também será disponibilizada em outras plataformas digitais.

Saiba mais:

Professores do Campus Piumhi depositam patente para combate à Covid-19