Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e alunos do IFMG publicam livro sobre Educação Profissional e Tecnológica

A obra, primeiro volume de uma série, discute a teoria e a prática da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, perpassando sua história, desdobramentos e contribuições.
publicado: 21/05/2021 09h45, última modificação: 14/03/2024 13h43

Neste mês, foi publicado o livro “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: da história à teoria, da teoria a práxis”. Este primeiro volume de uma série é fruto das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG e de trabalhos que vem sendo realizados por estudantes e professores dos Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMG, instituição associada ao programa de Pós-Graduação.

Organizado pelos professores Adilson Ribeiro, Gláucia Xavier, José Fernandes da Silva e Shirlene Bemfica, a obra conta com 12 artigos sobre Aspectos históricos, teóricos e metodológicos da EPT e Contribuições práticas para o desenvolvimento da EPT. Para os organizadores, a publicação tem como propósito possibilitar e/ou instigar apropriações, reflexões e debates em torno de questões caras à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, contemplando vieses históricos, teóricos e práticos que as delineiam.

Segundo eles, a Educação Profissional só começou a merecer destaque nas políticas públicas educacionais de modo mais significativo no Brasil a partir do início do século XX. “Apesar disso, ela representa desde sempre um espaço privilegiado para a compreensão das relações educacionais e de trabalho constituintes da História da Educação no Brasil”, declaram. Nesse contexto, salientam ainda a importância da criação, há pouco mais de dez anos, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tanto por sua abrangência nacional quanto pelos impactos sociais, políticos, econômicos e, principalmente, educacionais, sendo importantes indutores de desenvolvimento local, regional e nacional no que se refere ao seu papel na oferta de formação profissional e tecnológica, de pesquisa aplicada, de extensão, de produção cultural e de desenvolvimento científico e tecnológico.

No prefácio, Marise Ramos destaca que o livro aborda experiências a partir de dimensões pedagógicas, políticas, culturais, epistêmicas, entre outras, da vida institucional e escolar, em processos contraditórios de disputas por concepções e práxis educacionais: de um lado, a educação sob a lógica do capital; de outro, a educação que mira possibilidades de emancipação humana. “Não é desproposital dizer que a formação humana, técnica e tecnológica que se persegue construir na rede federal vem historicamente desafiar a cultura escravocrata e a marca autocrática do capitalismo dependente que caracterizam nossa sociedade, pela valorização da unidade dos trabalhos manual e intelectual”, defende.

Para o coordenador do curso, o professor Pablo Menezes, a obra é um importante passo para a divulgação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no ProfEPT. “A expectativa é que esta seja uma das muitas obras produzidas no mestrado, além dos eventos organizados para analisar e discutir os rumos da educação profissional e tecnológica brasileira”, destaca.

A publicação é destinada para professores e pesquisadores – em exercício e em formação –, gestores de instituições e de políticas públicas, estudantes de graduação e de pós-graduação que tenham em seus interesses de trabalho e/ou de estudo a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Acesse o livro  “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: da história à teoria, da teoria a práxis”

Ficha Técnica: Adilson Ribeiro de Oliveira, Gláucia do Carmo Xavier, José Fernandes da Silva, Shirlene Bemfica de Oliveira (organizadores) – Curitiba: CRV, 2020. 276 p. (Coleção Educação Profissional e Tecnológica no Brasil – Volume 1)

Com informações da Comunicação - Campus Ouro Branco