Notícias
Programa “Envelhecer nos Territórios” avança com visitas domiciliares a pessoas idosas
As visitas domiciliares do programa Envelhecer nos Territórios já estão em andamento nos municípios de Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos e Santa Cruz do Escalvado desde maio deste ano. A ação tem como objetivo identificar situações de vulnerabilidade e garantir os direitos da pessoa idosa, por meio de uma atuação próxima e humanizada.
A atividade de campo marca a segunda etapa do projeto, coordenado pelo Campus Ponte Nova, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As visitas são realizadas pelos agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, formados durante o curso preparatório oferecido entre 22 de março e 12 de abril de 2025. Cerca de 3 mil idosos de todos os municípios já foram visitados até o momento.
A formação teórica contou com aulas conduzidas pelo professor André Mendonça e palestras ministradas por especialistas convidadas, abordando temas como envelhecimento ativo, direitos da pessoa idosa e superendividamento. Os encontros presenciais reuniram 35 cursistas das quatro cidades atendidas pelo programa.
Com duração prevista até março de 2026, a etapa prática das visitas está sendo realizada com o apoio direto das supervisoras Ana Karina Reis (Diogo de Vasconcelos), Cristina Aguiar (Barra Longa), Débora Brumano (Santa Cruz do Escalvado) e Débora Martins (Amparo do Serra), responsáveis por orientar e acompanhar os agentes em campo.
Além de levantar informações importantes sobre as condições de vida da população idosa, a iniciativa busca fortalecer as redes de apoio locais e fomentar a criação ou consolidação de arranjos institucionais voltados à proteção dos direitos dessa parcela da população.
Clique aqui | Acompanhe o Instagram do programa Envelhecer nos Territórios
Saiba mais:
Clique aqui | Campus Ponte Nova participa do programa "Envelhecer nos Territórios"
Clique aqui | Campus Ponte Nova realiza aula inaugural do Programa Envelhecer nos Territórios
