Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa do MEC vai capacitar estudantes para atuar na economia 4.0

Programa do MEC vai capacitar estudantes para atuar na economia 4.0

Inscrições começam em 8 de junho e o IFMG prepara edital para selecionar propostas que irão concorrer pela instituição. Documento deve estar disponível já na próxima semana.
publicado: 03/06/2020 17h52, última modificação: 16/03/2024 09h32

Para estimular novas habilidades e competências na formação de estudantes da Rede Federal, o MEC lançou, no final do mês de maio, o Programa Novos Caminhos, que vai implementar o programa “Oficinas 4.0”, em 15 instituições de ensino. As oficinas de capacitação começam em novembro e vão durar dez meses. As instituições vão receber equipamentos, material de consumo e didático, além de recursos para pagamento de bolsas. O investimento do Ministério será de R$ 4,6 milhões.

As capacitações serão extracurriculares e vão servir como imersão para superar desafios no dia-a-dia do setor produtivo. Para isso, as instituições devem firmar parceria com alguma organização privada, pública ou da sociedade civil. Serão esses parceiros os responsáveis por apresentar demandas aos projetos conduzidos pelos estudantes, que serão capacitados em pensamento computacional, empreendedorismo, inovação, gestão de projetos e inovação tecnológica. Os professores das instituições selecionadas também vão passar por capacitação.

O prazo para inscrições começa em 8 de junho e vai até 28 de agosto, com a publicação do resultado final prevista para o dia 28/09. As instituições interessadas devem encaminhar proposta neste link. O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG, Tiago Simão, informou que o Instituto está preparando edital interno para seleção das propostas que irão concorrer pela instituição. O documento deve estar disponível já na próxima semana.

Clique aqui e acesse o edital

Novos Caminhos
O programa faz parte da agenda estratégica do MEC para a educação profissional e tecnológica, lançada em outubro de 2019. O programa se subdivide em três eixos. Em um deles, “Inovação e Empreendedorismo”, estão previstas várias ações de fomento a projetos dentro da Rede Federal. Além desse edital, serão lançados em junho outros dois, somando o investimento de R$ 30 milhões em 135 projetos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Setec/MEC