Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Internacionaliza IFMG: experiência em terras "d'além mar"

Internacionaliza IFMG: experiência em terras "d'além mar"

publicado: 21/12/2016 13h15, última modificação: 21/12/2016 13h15
Da esquerda para a direita: Bárbara Moura (Ouro Branco), Ana Luiza Cordeiro (Congonhas), Cleiton Alves (Betim), Kelly Figueiredo (Governador Valadares), Josilene dos Santos (Ribeirão das Neves), Waleska Soares (Santa Luzia), Patrícia Scoralick (Sabará), Alba Nise Rocha (São João Evangelista)Lucas de Sousa Morais - Campus Ouro Preto

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) promoveu, no segundo semestre de 2016, o processo seletivo para o Programa Internacionaliza IFMG. O primeiro programa de mobilidade acadêmica internacional - com recursos institucionais - selecionou 11 alunos dos cursos de nível superior - Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogos - para um intercâmbio em Portugal.

Com o objetivo promover complementação de formação acadêmica, os estudantes selecionados serão acolhidos, por até cinco meses, em três instituições portuguesas: Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Bragança e Instituto Politécnico da Guarda. Os alunos contarão com auxílio financeiro para custear as despesas com a permanência no exterior (alimentação e acomodação/moradia); seguro médico internacional; e passagens aéreas de ida e volta para Portugal, custeada pelo campus de origem do aluno.

Após um rigoroso processo seletivo, que incluiu duas fases, uma realizada pelo IFMG e outra pelas instituições lusitanas, o resultado foi divulgado no dia 15 de dezembro. Os alunos aprovados embarcam entre os meses de fevereiro e março. "Esperamos proporcionar aos alunos uma experiência  enriquecedora no nível acadêmico e pessoal e, também, aproximar o IFMG das instituições parceiras", afirma a assessora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Cristina Magalhães. Segundo ela, a ação começou a ser planejada há um ano e só foi possível devido ao envolvimento das Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (PRPPG), de Extensão (Proex), de Ensino (Proen) e diretores de campi. "A Arinter seguirá trabalhando para promovermos novas ações de mobilidade e parceria internacional", adianta.

Reunião Internacionaliza IFMG - alunos selecionados

Alunos selecionados, acompanhados de responsáveis legais, participaram de reunião na Reitoria, dia 20 de dezembro.