Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chance de começar bem

Chance de começar bem

IFMG participa de programa que dá oportunidade a alunos e professores de desenvolver uma startup
publicado: 25/10/2017 23h00, última modificação: 25/03/2024 12h13

O IFMG é uma das instituições que estão participando de duas iniciativas do governo estadual que buscam promover projetos de startups desenvolvidos por alunos da rede de ensino pública. As iniciativas têm por objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo e inovação em Minas Gerais e integram o Programa Minas Digital.

Uma das iniciativas é o Programa Startup Universitário, voltado para professores de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas de MG, que orientarão as startups compostas por alunos. Cada campus selecionará quatro professores dentre os interessados, que devem entrar em contato com a diretoria de Inovação/Pesquisa de sua unidade. Em seguida, as diretorias têm até o dia 17 de novembro para encaminhar a lista de professores selecionados para o NIT, que irá mandar um ofício para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Após essas etapas, os selecionados terão até o dia 24 de novembro para se inscreverem na página do programa.

Dentre os objetivos da iniciativa estão apoiar o desenvolvimento de protótipos de startups de origem universitária, estimular o pensamento interdisciplinar e ambientar espaços dedicados a ideação e criatividade nas IES. Ao final do programa, serão apoiadas até 100 startups com o montante total de até R$ 700 mil  e será aberto um processo de seleção a todas as IES com professores participantes  para pleitearem um Minas Digital LAB em seu campus.

O Startup Universitário é composto por cinco fases:  duas delas consistem na capacitação, treinamento de Professores Universitários e composição de um plano de trabalho por professor para desenvolvimento de empreendedorismo e inovação nas IES; e no suporte a execução do plano de trabalho por meio da implementação de bolsas de apoio técnico para alunos da graduação darem suporte a execução do plano na IES junto ao professor.

Os critérios de seleção irão avaliar os professores de acordo com a experiência em empreendedorismo e inovação; projetos de inovação/empreendedorismo executados anualmente; projetos de extensão orientados, análise do lattes, plano de trabalho enxuto e resposta a pergunta: "Por que você é a pessoa certa para participar do programa Startup Universitário?" Todas as informações para avaliação serão colhidas no formulário de inscrição.

Inova-Pró

A outra iniciativa é Programa Inova-Pró, voltada para os alunos de pós-graduação de universidades públicas de Minas Gerais. Podem ser inscritas propostas de qualquer área de conhecimento e as startups devem ser constituídas por dois ou três alunos. Serão aceitas 100 startups na primeira etapa de pré-aceleração e os participantes irão receber bolsas de R$ 3 mil (estudantes e ou professores mestres ou mestrandos) e R$ 4 mil (estudantes e ou professores doutores, doutorandos, pós-doutores ou pós-doutorandos).

Alguns objetivos do programa são apoiar financeiramente projetos de startups que estejam em fase de concepção, ideação ou gestação, visando impulsionar o desenvolvimento econômico, por meio da economia digital e economia criativa; e estimular a aplicação do conhecimento gerado nas instituições públicas de ensino superior de Minas Gerias para a solução de problemas reais da sociedade como um todo. O período de inscrições ainda será divulgado.