Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão estimula a prática da atenção plena em Valadares
conteúdo

Acontece nos Campi

Projeto de extensão estimula a prática da atenção plena em Valadares

Estreia do projeto Meditando aconteceu no dia 14/09 com a participação de estudantes, servidores e pessoas da comunidade. Sessões são gratuitas e serão realizadas às quintas-feiras, das 13h às 14h e das 18h às 19h
publicado: 22/09/2023 14h59, última modificação: 06/03/2024 16h21

O Campus Governador Valadares deu início a mais uma importante ação extensionista com a estreia do projeto Meditando. As primeiras sessões foram realizadas no dia 14 de setembro, às 7h, no gramado, e às 18h, no auditório. A condução dos trabalhos está sob o comando da psicóloga e facilitadora de mindfulness Amanda Leite.

Mindfulness é sobre você voltar àquela espontaneidade de criança, explorar o seu dia, explorar esse corpo-mente que lhe foi dado. Então, o convite que faço é: fique presente, traga atenção para os órgãos dos sentidos, vai com leveza como se fosse uma criança, como se fosse um cientista explorando as coisas, com curiosidade, e sem julgar”, explicou Amanda aos participantes. E complementou: “Ao longo do dia, percebeu que ‘viajou’ demais, para e perceba: O que eu tô sentindo aqui agora? Qual cheiro está presente? Que sons estou escutando? E aí você volta para o presente. E não percam a oportunidade de um banho com atenção plena, uma alimentação com atenção plena, e tudo o que você quiser com atenção plena”, receitou.

Conexão com o agora

O carioca Adel de Almeida Mafra, aposentado, 64 anos, mudou-se para Governador Valadares há pouco mais de um mês para acompanhar a filha que ingressou no curso de medicina na UFJF-GV. Ele e a esposa Cláudia souberam do projeto Meditando pelo filho que mora no Rio de Janeiro e viu a divulgação na internet.

“Eu sempre tive uma vida muito agitada. Trabalhava na Petrobras, embarcado, na área de segurança industrial. Nunca gostei de usar medicamento para normalizar meu organismo. Então, sempre busquei uma forma de recuperar a energia, e uma coisa que me ajudava muito era a atividade física”, conta.

Animados em explorar a cidade e novas experiências, o casal compareceu com disposição à sessão matinal na estreia do projeto. Adel disse que achou interessante a dinâmica de grupo com a fruta, em que Amanda propôs aos participantes, primeiramente, olhar para o alimento, depois tatear, cheirar, manusear próximo aos ouvidos e então degustar. “Tudo que tem a ver com meditação e relaxamento é importante. Tenho sempre a percepção que a nossa relação com o ambiente, com o universo tem tudo a ver com nossos sentidos. Isso [a atenção plena] nos ajuda até a evitar a apatia, pois nos estimula a ver o que está acontecendo ao nosso redor, estar sempre desperto. A prática atingiu minhas expectativas”.

Pausa na agitação

A egressa do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFMG-GV Maria Carolina Chieppe Ferreira, 24 anos, atualmente aluna do 4º período de Engenharia Civil, conta porque decidiu aderir ao projeto Meditando. “Fiquei interessada devido à oportunidade de ter um tempo pra mim, um tempo de relaxamento entre a correria do dia a dia. Já tentei algumas vezes praticar meditação, mas sou uma pessoa extremamente agitada, faço várias coisas ao mesmo tempo, então confesso que não tive sucesso. Mas ao receber o convite, senti um cuidado do Campus conosco, então vi a oportunidade de dessa vez conseguir”.

A jovem saiu da sessão animada com a experiência vivenciada e garantiu que continuará a participar. “O primeiro encontro foi muito bom! Com o auxílio da Amanda tive a oportunidade de sentir um relaxamento, de conseguir manter minha atenção em apenas uma coisa, e prestar atenção de fato naquilo que estava fazendo/sentindo. Pretendo ir aos próximos encontros e praticar em casa também, tentar me concentrar e conectar nas coisas do dia a dia, pra desacelerar um pouco e conseguir ter êxito nas minhas atividades, mas sem pirar (risos)”, planeja Maria Carolina.

Pratique! Para quem quiser cultivar a atenção plena em seu dia a dia, Amanda indica o vídeo-áudio Prática MeditAtiva de Mindfulness “Escaneamento Corporal”, disponível em seu canal no YouTube.

Programe-se!
Os encontros do projeto Meditando ocorrerão às quintas-feiras, no auditório do Campus, com sessões às 13h e 18h.