Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Sabará é apresentado no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Acontece nos Campi

Estudante do IFMG abordou as ações realizadas no Programa Sabará for Women, que leva conteúdos de robótica e programação de computadores a adolescentes.
publicado: 15/03/2021 15h38, última modificação: 14/03/2024 11h32

As ações e resultados do projeto de extensão "PS4W - Programa Sabará for Women", desenvolvido pelo Campus Sabará, foram apresentados no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 8 e 11 de março de 2021. Realizado em formato virtual, o evento contou com o apoio de uma rede de instituições de ensino, entre as quais fez parte o IFMG.

O projeto de extensão PS4W integrou a programação do dia 11, na seção “Redes de Conversa”. A instrutora do projeto, Nádia Alexandrino, que é aluna do curso superior de Sistemas de Informação, no Campus Sabará, apresentou o trabalho e descreveu a trajetória do programa de inclusão digital feminina e os resultados das ações realizadas na cidade de Sabará, em 2019. Também estiveram presentes a coordenadora do projeto, professora Cristiane Targa, e o coordenador do Programa Sabará, professor Carlos Alexandre.

"Ter a oportunidade de apresentar o PS4W foi uma experiência única, foi o primeiro congresso nacional em que participei e também o primeiro evento externo que faço uma apresentação. No começo, fiquei nervosa, mas ao longo da apresentação fui percebendo que falar em um congresso não é exatamente o monstro que a gente imagina, basicamente é falar sobre algo em que atuamos quase que diariamente. Então, quem melhor para fazer isso?”, contou a estudante Nádia. Ela também ficou satisfeita com a recepção da iniciativa no evento. “Os elogios que o projeto recebeu foram mais uma injeção de ânimo para continuar trabalhando e me esforçando para o PS4W ser cada vez melhor", comentou.

A ação de extensão possui um histórico notável e forte impacto na comunidade sabarense. O projeto já foi tema de reportagens na imprensa e integrou uma série da Rede Minas que recebeu o Prêmio Conif de Jornalismo em 2020. A proposta é colocar meninas de escolas públicas, com idade entre 11 e 17 anos, em contato com o universo da tecnologia e apresentar a elas conteúdos relacionados à robótica e à programação de computadores.

O 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária reuniu virtualmente cerca de 8 mil extensionistas de todo o país, sendo a maior parte parte deles jovens participando de um grande evento universitário pela primeira vez.

Projeto de extensão ensina robótica a adolescentes de escolas públicas

Série de reportagens destaca projeto do Campus Sabará

Prêmio Conif de Jornalismo é entregue à Rede Minas pelo IFMG