Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogado o prazo para ativar autenticação em dois fatores no Gmail

Prorrogado o prazo para ativar autenticação em dois fatores no Gmail

Servidores do IFMG têm até o dia 4 de dezembro para efetivar recurso de dupla notificação nos e-mails do Gmail. Ferramenta reforça a segurança das contas, evitando acesso não autorizado a e-mails e outras informações restritas
publicado: 24/11/2023 17h02, última modificação: 06/03/2024 15h39

A Diretoria Tecnologia da Informação (DTI) informa que a partir do dia 4 de dezembro será feita a ativação do recurso de dupla autenticação para o e-mail do Gmail. A ferramenta já está disponível de forma opcional e é utilizado por muitos servidores que fazem uso do e-mail corporativo no celular. Porém, a partir do dia 4/12, essa dupla autenticação será obrigatória, haja vista as constantes notificações de vazamento de senhas de e-mails institucionais.

Solicitamos aos servidores que se cadastrem antes da data, já que, após o dia 04 de dezembro, não será possível o cadastro sem ajuda das TI’s dos campi. Caso algum colega não faça o cadastro, os chamados que forem abertos no sistema Suap deverão ter o endereço de e-mail pessoal alternativo e número de celular com DDD para cadastro.

Esse recurso reforça a segurança das contas, pois evita que outra pessoa, mesmo de posse da senha do servidor, tenha acesso aos e-mails e outras informações restritas. Portanto, recomendamos aos colegas que façam a atualização do seu cadastro no Gmail, preenchendo informações como: telefone de recuperação; e-mail alternativo; smartphone para verificação em duas etapas.

Essas informações podem ser registradas da seguinte forma:

1. Faça login no Gmail
2. Clique no ícone referente à sua foto no topo da tela, à direita, e escolha a opção "Gerenciar sua conta do Google”. Depois, no menu à esquerda, clique em Segurança", ou no link: https://myaccount.google.com/security?hl=pt_BR

Para ativação do recurso o servidor pode utilizar o número do próprio celular ou um número de telefone do IFMG para receber uma ligação. Caso opte por usar um telefone do Instituto, o usuário deve gerar códigos extras de verificação, para serem utilizados quando estiver fora do IFMG. Estes códigos podem ser impressos e guardados com o servidor, já que não têm utilidade sem a senha.

A DTI orienta, ainda, que os servidores limitem o uso do e-mail institucional somente para fins profissionais e utilizem senhas diferentes caso precisem usar o e-mail institucional vinculado a serviços de terceiros.

Confira o vídeo