Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Federal terá acesso a curso voltado ao setor de telecomunicação

Rede Federal terá acesso a curso voltado ao setor de telecomunicação

Lançamento da parceria com a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação ocorre no dia 24 de junho, às 15h, em live pela internet.
publicado: 21/06/2021 10h20, última modificação: 13/03/2024 13h32

Na próxima quinta-feira, 24 de junho, às 15h,  o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) realizarão a live de lançamento de uma parceria firmada para que os Institutos Federais tenham acesso a um curso voltado ao setor de telecomunicação. A ação tem como objetivo promover atividades de interesse mútuo, em especial na capacitação de recursos humanos considerando a rápida transformação digital que está ocorrendo no mundo do trabalho.

O evento virtual contará com a presença da presidente do Conif, professora Sônia Fernandes; do presidente executivo da ConTIC e da Febratel, Marcos Ferrari; da presidente da ConTIC e da Feninfra, Vivien Suruagy; e do presidente da Fenainfo, Edgar Serrano. Será transmitida pelo YouTube das Instituições e o público-alvo são os estudantes e docentes da Rede Federal de Ensino. Serão abordados temas como o mercado de trabalho no setor de TICs, a relevância do setor para a economia e o novo mundo de trabalho que se abre com a chegada de novas tecnologias.

O curso, com previsão de oferta no segundo semestre de 2021, será a primeira ação concreta fruto da parceria. Ele será realizado a distância, por conta da situação de pandemia, mas também pela efetividade das ferramentas digitais e virtuais, segundo afirmou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital e da ConTIC. "No curso, vamos transmitir para o aluno dos IFs uma visão prática de como funciona o setor de telecomunicações hoje. Como funciona o 5G, as transformações digitais que estão em curso sobre isso".

Ainda segundo Marcos Ferrari, está previsto para agosto a publicação de um edital que premiará os melhores projetos voltados para soluções de TIC. "A ideia é que eles se deparem com problemas práticos, para oferecerem soluções aos problemas que detectarem no curso durante o painel. E esses problemas [serão convertidos em] projetos que podem ser premiados pelo edital", afirmou, durante reunião do Conif, realizada no dia 1º de junho.

É possível ter acesso a mais informações na página do evento, que tem inscrições gratuitas. Acesse neste endereço: https://www.even3.com.br/conif_contic/

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em: ,