Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Minas vence prêmio de jornalismo com reportagens sobre projetos do IFMG

Rede Minas vence prêmio de jornalismo com reportagens sobre projetos do IFMG

Emissora abordou iniciativas desenvolvidas nos campi Sabará e Ponte Nova. É a segunda vez que matérias produzidas via assessoria de imprensa do IFMG vencem o Prêmio Conif.
publicado: 19/02/2020 15h36, última modificação: 18/03/2024 08h48

Pelo segundo ano consecutivo, uma reportagem de TV que abordou projeto do IFMG vence o Prêmio Conif de Jornalismo. Neste ano, o reconhecimento foi dado para a emissora Rede Minas, que produziu, em dezembro de 2019, uma série de matérias tratando de tecnologias inclusivas. O trabalho vencedor destacou o projeto PS4W (Programa Sabará For Women - para mulheres, na sigla em inglês), desenvolvido no Campus Sabará, e dois projetos de tecnologia do Campus Ponte Nova, o da tornozeleira sensorial e do aplicativo ReportAí.

A premiação, que está em sua segunda edição, revelou os vencedores na terça-feira, 18 de fevereiro. O anúncio foi feito em Brasília, durante reunião dos reitores que formam o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ao todo, 78 reportagens foram finalistas da edição, disputada em cinco categorias: impresso, internet, rádio, televisão e institucional (voltada para profissionais da Rede Federal).

Segundo a organização do prêmio, a comissão julgadora foi formada pelas servidoras do Instituto Federal de Brasília (IFB),  Anny Rochelly Vieira Santos, e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Maria José Braga; e por três convidados externos: Clarissa Paes de Barros, do Ministério da Educação (MEC); Juliana Miura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Marcos Urupá, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

ps4w - sabará.jpegAs reportagens da Rede Minas, que integram a série "Tecnologias Inclusivas", foram exibidas nos dias 26 e 28 de dezembro de 2019, no programa Jornal Minas - 2ª edição. O repórter Renato Franco mostrou o projeto de extensão Programa Sabará, que atende estudantes de escolas públicas e, no ano passado, formou uma turma exclusiva de meninas para disseminar conhecimentos de computação e robótica entre elas, com a proposta de incentivar mais mulheres a trabalhar no campo das ciências exatas. A iniciativa envolve um grupo de servidores e é coordenada pelos professores Carlos Alexandre Silva e Cristiane Targa. Participam também estudantes dos cursos de graduação do campus.

Já no Campus Ponte Nova, dois projetos desenvolvidos por estudantes e professores foram destaque. A série abordou o projeto da tornozeleira sensorial, eleito em competição do Google como o mais relevante do estado de Minas Gerais em 2019. Foi mostrado ainda o aplicativo “ReportAí”, destinado a auxiliar a gestão pública de municípios, com a identificação de problemas cotidianos reportados pelos cidadãos.

O material foi produzido com o auxílio da assessoria de imprensa do IFMG, serviço prestado dentro da Diretoria de Comunicação da Reitoria pelo jornalista Joarle Magalhães Soares. As informações foram previamente apuradas junto a integrantes dos projetos para que a divulgação e o contato na redação da emissora fossem feitos. Com o apoio dos servidores nos campi, foi possível agendar entrevistas e viabilizar a produção.

O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 9 mil, totalizando R$ 45 mil em premiações. Em breve, a entrega do troféu, a ser realizada em Belo Horizonte, será agendada. Confira as reportagens e os vencedores:

Categoria impresso:

- Reportagem: "Educação que inspira"

- Veículo: Zero Hora (GaúchaZH), Porto Alegre (RS)

- Autor: Guilherme Jancowski de Avila Justino

Categoria internet:

- Reportagem: “Educação Técnica Empreendedora: caminho promissor”

- Veículo: IdeiaPositiva ON-LINE.COM, João Pessoa (PB)

- Autor: Richelle Bezerra da Silva

Categoria rádio:

- Reportagem: “Além da sala de aula”

- Veículo: Rádio Peperi, São Miguel do Oeste (SC)