Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor retoma ‘Reitoria Itinerante’ com visitas aos campi Formiga, Arcos, Bambuí e Piumhi

Suspenso devido à pandemia, projeto promoveu encontros com servidores e estudantes para estreitar diálogo da gestão com a comunidade acadêmica. Algumas ações realizadas ao longo dos dois últimos anos foram apresentadas pelas pró-reitorias.
publicado: 23/02/2022 13h37, última modificação: 22/11/2022 15h58

O projeto ‘Reitoria Itinerante’, que estava suspenso há mais de dois anos, devido à pandemia, foi retomado neste mês pelo reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória. Os campi da região Centro-oeste de Minas foram os primeiros a receber a visita presencial da equipe de pró-reitores e diretores, que estiveram em Formiga e Arcos, no dia 16 de fevereiro; em Bambuí, no dia 17; e em Piumhi, no último dia 18.

A proposta é estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local dos campi, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto.

Nesses primeiros encontros de 2022, a equipe da Reitoria pôde fazer uma breve visita a alguns setores do Campus Formiga e conversar com servidores da gestão local. Já em Arcos e Piumhi, foram realizadas reuniões com servidores e estudantes. No Campus Bambuí, foi realizada a primeira reunião presencial do Colégio de Dirigentes após dois anos de encontros virtuais. Além disso, a equipe se reuniu com a gestão local do campus.

“Essa retomada é importante para estarmos próximos à comunidade, discutir diversas questões e também apresentar muitas das ações realizadas ao longo desse período de ensino remoto emergencial. É uma satisfação poder estar de volta aos campi e encontrar estudantes e servidores. De uma forma geral, a retomada gradual das atividades presenciais, com a adoção de medidas de segurança sanitária, está sendo muito bem acolhida pela nossa comunidade”, comentou o reitor Kléber Glória.

Entre os assuntos tratados na ‘Reitoria Itinerante’, os pró-reitores puderam apresentar resumidamente ações administrativas e gerenciais que envolvem temas como: implantação do Programa de Gestão (teletrabalho); regulamentação da jornada de trabalho docente; registro de frequência; retorno presencial das aulas; implantação do SUAP Educacional; utilização dos laboratórios virtuais; inauguração dos Ambientes de Inovação; criação da Editora IFMG; construção da Política de Ações Afirmativas na pós-graduação; crescimento da Plataforma +IFMG; implantação da Rádio Web +IFMG, discussão sobre a curricularização da Extensão; Prêmio Mérito Extensionista; instalação da sinalização visual acessível nos campi; montagem dos estúdios de gravação para EAD; padronização das estruturas organizacionais e regimentos internos dos campi; dentre outras.

Além do reitor, estiveram presentes nos campi os pró-reitores Carlos Bento (Ensino), Carlos Bernardes (Extensão), Fernando Braga (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Leandro Conceição (Administração e Planejamento) e Olímpia Marta (Gestão de Pessoas); a chefe de Gabinete, Ângela Rangel; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa; e o diretor de Assistência Estudantil, Paulo Lourenço.

Os encontros do mês de fevereiro deram início a uma extensa agenda a ser cumprida em 2022 e 2023. A próxima edição da ‘Reitoria Itinerante’ está programada para o mês de março, entre os dias 15 e 18.

Confira como foi a 'Reitoria Itinerante' no Campus Arcos, em vídeo produzido pela equipe da unidade. Clique aqui.

registrado em: