Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitores de MG e presidente do Senado se reúnem para discutir situação orçamentária das instituições

Gestores integram o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), dentre eles, o reitor do IFMG, Rafael Bastos
publicado: 23/02/2024 17h01, última modificação: 05/03/2024 08h54

Reitores e reitoras das universidades, institutos e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) reuniram-se em Brasília, em  21 de fevereiro, com o senador Rodrigo Pacheco, para discutir pautas de interesse público relacionadas à educação, ciência e tecnologia no Estado. O reitor do IFMG, Rafael Bastos, esteve no encontro, promovido pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes).

Na abertura da reunião, o presidente do Foripes e reitor da Universidade Federal de Lavras, João Chrysostomo de Resende Júnior, agradeceu ao senador pela emenda parlamentar não impositiva de 51 milhões de reais destinada às universidades em 2023, recursos que foram essenciais para investimentos em um cenário de grande escassez orçamentária. Para 2024, há duas emendas do senador previstas na Lei Orçamentária Anual direcionadas às instituições: uma para as universidades e outra para os institutos federais e Cefet, no valor de 28 milhões de reais cada. “Agradecemos ao senado, que já ajudou os IFs com uma liberação de recursos extra orçamentário e saímos daqui com o compromisso desse apoio contínuo. Que o senador e possa nos ajudar junto ao MEC, na construção do orçamento e na valorização das universidades e institutos federais”, destaca Rafael Bastos.

Durante o encontro, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia Valder Steffen Júnior, entregou ao senador um manifesto sobre a situação orçamentária das universidades federais, que apresenta redução sistemática de recursos destinados ao funcionamento e investimentos nos últimos anos. A necessidade apresentada é de uma complementação orçamentária para 2024 de 2,5 bilhões de reais, para 69 instituições. Outra demanda colocada em pauta foi a transformação do Cefet em Universidade Tecnológica Federal, proposta exposta pela reitora Carla Simone Chamon, com apoio formalizado pelo Fórum.

"Temos que fazer esse trabalho contínuo, que é mostrar como funcionam os institutos federais e o papel transformador que eles têm”

Outros reitores também se manifestaram, endossando a necessidade de se estruturar uma nova forma de financiamento para as instituições públicas de ensino superior, em meio à dificuldade das universidades para fechar o ano. O reitor do IFMG lembra que é o poder legislativo quem conduz a construção do orçamento federal e esse trabalho de mobilização e sensibilização das lideranças políticas é fundamental. “Temos que fazer esse trabalho contínuo, que é mostrar como funcionam os institutos federais e o papel transformador que eles têm”, esclarece.

De acordo com o senador Rodrigo Pacheco, as considerações apresentadas proporcionam subsídios para discussões que serão feitas durante agendas que terá com os ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda) nos próximos dias. Ele também se comprometeu a mobilizar apoios, no parlamento, a uma proposta de financiamento que venha a ser apresentada pelas instituições. “A participação das universidades e institutos federais nesse encontro foi fundamental para marcarmos posição. Com relação aos IFs, temos um grande desafio, que é a consolidação das nossas unidades e a recomposição do nosso orçamento institucional. Isso é fundamental para que a instituição possa avançar em diferentes projetos. O IFMG se fez presente como parte do Foripes, que vem fazendo essa mobilização institucional, sempre lembrando que, juntos, somos mais fortes", finaliza Rafael Bastos

Com informações da  Comunicação/UFLA

Fotos: Pedro Gontijo / Senado Federal