Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento na Reitoria do IFMG comemora 15 anos dos Institutos Federais

Evento na Reitoria do IFMG comemora 15 anos dos Institutos Federais

Atividades acontecem no próximo dia 14 de dezembro, às 15h, na sede do Instituto, em Belo Horizonte. Entre as atividades está a inauguração da galeria de reitores do IFMG.
publicado: 12/12/2023 14h00, última modificação: 06/03/2024 09h47

Os Institutos Federais comemoram no próximo dia 29 de dezembro, 15 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pela  Lei n. 11.892/2008. De lá para cá, muitas histórias de sucesso foram construídas e vividas. E, como parte da programação, a Reitoria do IFMG promove no dia 14 de dezembro, às 15h, as seguintes atividades:

Lançamento do livro “15 anos dos Institutos Federais: histórias, políticas e desafios” com a professora Maria da Glória dos Santos Laia, ex-Reitora do IFTO e professora do IFMG;

Solenidade de inauguração da galeria de reitores do IFMG com a presença dos ex-reitores do IFMG, Kléber Glória Goncalves e Caio Mário Bueno;

Descerramento da placa alusiva aos 15 anos dos Institutos Federais;

Distribuição, aos campi, de material institucional comemorativo (caderno e calendário 2024)

Segundo o reitor do IFMG, Rafael Bastos, este é mais um momento para reforçar a política e a importância da existência do Instituto Federal. “Esses momentos nos fazem refletir sobre a nossa caminhada ao longo desses 15 anos, seja lá no início com as discussões a cerca da Lei  n.º 11.892 ou como estamos hoje e os desafios que temos pela frente. Somos uma instituição muito jovem, além disso, tivemos que crescer rapidamente para atender a missão de ofertar cursos de diferentes modalidades, em diferentes regiões e, a partir das diversidades que temos entre nossas unidades”, afirma o gestor, ao ressaltar que o IFMG é o maior instituto de Minas Gerais, sendo formado por 18 campi e o Polo de Inovação, em Formiga. “Nossa responsabilidade é grande na promoção de educação pública, gratuita, de qualidade e interiorizada que transforma vidas”, destaca o dirigente.

Sobre a Rede Federal

Hoje, o Brasil conta com 600 campi em todas as regiões do país e mais de  1,4 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional; técnicos; e de graduação e pós-graduação. Atualmente, o IFMG é composto por 18 campi e 1 Polo de Inovação instalados em regiões estratégicas de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria sediada em Belo Horizonte. Os campi estão localizados nas seguintes cidades: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga (campus e Polo de Inovação), Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Comemorações

Nos últimos dias, a Rede Federal tem realizado uma série de celebrações, dentre elas, a cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com a exibição do documentário “Institutos Federais, a cara do Brasil”, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios, criado pelo servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.

Saiba mais:

Clique Aqui | MEC celebra 15 anos dos Institutos Federais

Clique Aqui |Câmara celebra 15 anos dos Institutos Federais

Clique Aqui | Conif lança campanha em rede para celebrar os 15 anos dos Institutos Federais